PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Sarajane

Sarajane capa.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Sarajane de Mendonça Tude, ou melhor, Sarajane para a grande mídia nacional que viu despontar uma arretada cantora e compositora baiana que fez o Brasil e muitos outros países 'abrir a roda', literalmente, para ela passar com o seu talento, carisma e sucesso.  
A intrépida artista é considerada uma das pioneiras na música baiana de axé music ao misturar os ritmos caribenhos como o reggae aos africanos locais como o samba, e ainda rock e funk, bem como por levar essa produção local aos públicos do Sudeste, junto às novas coreografias que surgiam nos 'guetos' da capital baiana.
Consagrada no Carnaval de Salvador, com muitos prêmios neste campo, havendo suas gravações rendido discos de ouro, platina e diamante, Sarajane é considerada, ainda, uma das mulheres que abriram caminho para as cantoras no carnaval, que mais tarde possibilitaram o sucesso de artistas como Ivete Sangalo e Claudia Leitte, dentre outras.
Irmã da também cantora Simone Moreno (ex-mulher de Pepeu Gomes), Sarajane começou a cantar jingles's em 1980, aos 12 anos de idade, contratada pelo Estúdio WR e com 14 já participava do Carnaval de Salvador como vocalista do trio elétrico "Novos Bárbaros", embora sua estreia nesta plataforma musical tenha se dado no Rio de Janeiro junto ao "Trio Tapajós".
Quando tinha 16 anos conheceu o apresentador Chacrinha quando este visitava a cidade de Nazaré das Farinhas (BA) e a partir de então o 'Velho Guerreiro' passou a convidá-la para ela se apresentar em seu programa, o que não deu outra, Sarajane promoveu o som da Bahia, trazendo consigo artistas e grupos para também soltar os trinados no programa, tais como Edson Gomes, Banda Mel, Chiclete com Banana, Banda Reflexu's, entre outros artistas da 'boa terra'. 
Nesta idade teve seu primeiro filho e já sustentava a mãe e os irmãos. Em 1985 gravou pela primeira vez uma composição de Carlinhos Brown, que na época era seu percussionista, a quem Sarajane ajudou no começo da carreira e o incentivou a cantar.
Seu sucesso de 1986, "A Roda" tornou Sarajane nacionalmente conhecida, com apresentações em programas de televisão e ampla execução nas emissoras de rádio e TV.
Em 1989 voltou a fazer sucesso com a canção "Ela Sabe Mexer", que atingiu os topos das paradas. Na sequência veio a música "Vale", que teve grande repercussão no Nordeste. Em 1991 alcançou sucesso com "Venha me Amar", e no período marcado entre 1988 a 1991, Sarajane venceu todas as edições da premiação do carnaval soteropolitano como a melhor cantora de trio.
No mês de julho de 1990, no auge da carreira, a artista posou para a edição brasileira da revista Playboy, fato que dava a dimensão de sua popularidade, já que só figuravam nas capas da icônica publicação masculina artistas e modelos renomadas, além das mulheres mais belas e de relevo na mídia nacional. 
Adepta do espiritismo, Sarajane em 1996 fundou a "Associação Criança na Arte Sarajane" (Acasa) que funciona no bairro de Santo Antônio em imóvel cedido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, e onde promove a inserção social de crianças e adolescentes, ofertando cursos profissionalizantes, oficinas de artes plásticas e música.
Mãe de cinco filhos: Gabriel, Daniel e João Rafael (atualmente seu guitarrista) e seus outros filhos Mikael e Sara, a artista tem a sua trajetória marcada também por participações como atriz em filmes e novela.
No ano passado, em 2019, realizou ensaios de verão, fez o Reveillon de Salvador e shows pelo Brasil, além de mais uma vez desfilar na avenida arrastando uma multidão de foliões que seguiam o bloco 'Me Deixe à Vontade', promovendo a inclusão de pessoas com deficiência na folia de Salvador, projeto que faz parte da ABADEF.
Já gravou quase 20 discos recheados com composições próprias e de autores baianos, e para este ano de 2020 estava nos planos dela o lançamento de um EP celebrando 40 anos de trio elétrico, contando com participações de artistas renomados da Bahia a exemplo de Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Durval Lélys, Claudia Leitte e Lucas Kart.    
Sempre 'abrindo a roda com sucesso', Sarajane concedeu esse bate papo informal para o BACANUDO.COM, onde citou descontraidamente algumas das suas preferências do cotidiano. Conheça! 
 
*Meu livro - "A Casa dos Espíritos", de Isabel Allende.
*Meu filme - "Quatro Vidas de Um Cachorro", de Lasse Hallström.
*Minha música - Todas elas que tragam energia de amor. 
*Minha cidade - Salvador.
*Minha cara - Não ser dissimulada.
*Minha bebida - Água. 
*Minha comida - Guaiamum.
*Minha estação do ano - A primavera com frio.
*Meu paraíso - Um lugar onde eu tenha paz. 
*Minha fraqueza - Crianças. Amo! 
*Meu pecado - Me doar acima do normal. Pior que eu sempre danço (risos)! 
*Meu vício - Pipoca.
*Meu medo - São muitos.
*Minha flor - Girassol.
*Meu esporte - Leitura.
*Meu lazer - Viajar com a minha filha e os meus netos.
*Minha etiqueta - Sou falante quando gosto do lugar, quando me sinto bem e feliz.
*Meu cheiro - Do perfume 'Seiva de Alfazema'. Aquele bem tradicional do frasco com uma camponesa no rótulo.
*Meu ídolo - 'Jesus Cristo'.
*Meu sonho - Viver sem preconceito, racismo..., onde todos vivam e sejam iguais. Que todos possam viver de forma digna em todos os sentidos.
*Minha inspiração - A vida.
*Meu arrependimento - Ter parado de cantar por 10 anos e não ter entendido na época o quanto eu fui importante.
*Meu compositor - 'Carlinhos Brown', entre muitos outros.
*Meu restaurante - Tem muitos que eu gosto.
*Minha paisagem - O nascer do sol.
*Minha indiferença -   Para a mentira e a falsidade.
*Meu exagero - Comer muita pipoca. 
*Minha impaciência - Esperar alguém que não se resolve, se faz de egípicio, de João sem braço. Não tenho paciência.
*Meu lugar no mundo - No meu país.
*Meu lugar na casa - Na cozinha. A minha é aberta com a  sala.