PUBLICIDADE

Banner

Covid-19: Devo usar luvas além de máscara?

Luva descartável.jpg

(Foto: Reprodução)


 
O uso de luvas descartáveis parece ser uma tendência crescente entre os cidadãos que tentam se proteger do novo coronavírus. Contudo, será que a utilização deste acessório é realmente necessária para travar a pandemia?
 
Não, a maioria das pessoas não necessita de usar luvas em espaços públicos, conforme explica um artigo publicado no jornal San Francisco Chronicle.
 
Anne Liu, médica de doenças infecciosas e professora associada clínica na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, afirma que a probabilidade do uso de luvas evitar o contágio pelo novo coronavírus é "bastante menor do que ao usar máscara".
 
Por uma razão específica: se por um lado, alguns micróbios não conseguem sobreviver na pele humana; por outro lado, determinados germes prosperam e multiplicam-se nos materiais comumente utilizados no fabrico das luvas, comenta a especialista.
 
"A minha preocupação é que as pessoas quando usam luvas tenham uma falsa sensação de segurança, e se sintam mais relaxadas quanto às duas coisas principais que estão sendo encorajadas pelas autoridades de saúde atualmente: manter o distanciamento social e lavar as mãos", disse Liu ao San Francisco Chronicle.
 
A médica conta que já viu indivíduos na rua de luvas esfregando a testa, tocando nos óculos, mexendo na carteira e em seguida tocando em superfícies partilhadas, e que assistiu ainda a outros comportamentos de risco que espalham ativamentegermes e derrotam o intuito inicial de usar o acessório.
 
Mais ainda, as luvas têm de ser adequadamente retiradas das mãos para segurança dos utilizadores, evitando a propagação do víruse tal consiste em virá-las ao contrário durante a remoção e jogá-las de imediato no lixo.
 
"É simplesmente melhor não usar luvas, tenha sempre gel desinfetante e use-o com frequência", salienta Liu.
 
Fenyong Liu, professor de doenças infecciosas na Berkeley’s School of Public Health, na Universidade de Berkeley, na California, partilha a mesma opinião."Basta lavar e desinfetar as mãos regularmente", reforça. "Não há necessidade em usar luvas".
 
(Fonte: Notícias Ao Minuto)