PUBLICIDADE

Banner

Os perigos do cigarro eletrônico na gravidez

Cigarro eletrônico.jpg

(Foto: Reprodução)


 
Fumar este tipo de cigarro durante a gestação aumenta o risco do bebê vir a sofrer de problemas comportamentais, alerta uma nova pesquisa, divulgada no jornal britânico Mirror Online
 
O líder do estudo, o professor Mathilakath Vijayan, disse: "os sabores dos cigarros eletrônicos atenuam a perceção sensorial e provocaram hiperatividade nos embriões em desenvolvimento de peixes-zebra". 
 
Entretanto, fumar tabaco convencional na gravidez já havia sido anteriormente associado ao aparecimento de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e autismo em crianças. 
 
Os dados apurados recentemente, publicados no periódico Biology Letters, sugerem que o ato de 'vaping' pode estimular também o desenvolvimento de condições neurológicas. 
 
As experiências conduzidas em peixes-zebra indicam que o cigarro eletrônico prejudica a formação da estrutura do cérebro do bebê. Sendo que o desenvolvimento embrionário dos seres humanos é surpreendentemente similar à daquela criatura marinha. 
 
As toxinas do fumo podem ser absorvidas pelo feto e ter um efeito na química do cérebro, explicou o professor Vijayan.
 
"Fumar cigarros eletrônicos na gravidez expõe o crescimento do cérebro da criança a esses químicos e o nosso estudo sugere que os aromas desses cigarros são especialmente danosos". 
 
"Testamos os efeitos de cigarros com sabor de framboesa e canela e de outros sem sabor, sem e com nicotina", contou o professor. 
 
"Enquanto que os cigarros eletrônicos sem sabor não tiveram qualquer impacto, os que eram aromatizados mesmo sem nicotina, causaram alterações comportamentais profundas". 
 
(Fonte: Notícias Ao Minuto)