PUBLICIDADE

Banner

O calçado da vez e de todas as tribos

All Star capa.jpg

(Foto: Reprodução)


 
No vai e vem incessante da moda - já que temos consciência que tudo retorna e na maioria das vezes com algumas repaginações na sua criação original -, temos um calçado que dialoga fortemente com esse revival e não tarda ele acaba voltando ao universo fashion, que é o icônico tênis All Star.
 
A marca foi criada em 1908 e desde então acumula histórias que passeiam por vários temas, do esporte à música. Tudo começou em Maldens, Massachussetts, quando o empresário Marquis Mills Converse inaugurou a 'Converse Rubber Show Company'. Em menos de dois anos, a empresa já produzia cerca de 4 mil pares de sapato por dia.
 
Mas foi em 1917 que a companhia desenvolveu a linha de calçados de lona e solado de borracha com o design mais parecido com o que vemos hoje. Os tênis ganharam ares ainda mais descontraídos quando o jogador de basquete Charles “Chuck” Taylor se juntou à empresa e sugeriu algumas mudanças, como fissuras no solado, para diminuir a derrapagem nas quadras. Foi o suficiente para se tornar o tênis oficial dos jogadores de basquete e ser batizado popularmente como 'basqueteira'.
 
A tradição de jogadores usando esse tipo de calçado foi até a década de 1970, quando foi vencida pela tecnologia dos amortecedores.
 
A marca foi se adaptando aos novos mercados, mas sem jamais deixar as origens de lado e somente em meados da década de 1960 surgiu o modelo de cano baixo, nas mais variadas cores, já que antes imperava o preto e o branco.
 
De James Dean à Princesa Diana, o All Star caiu totalmente no gosto de todas as tribos e ao longo das décadas vem sendo usado pela turma da moda, da música, do esporte e do mundo.
 
Aqui em terra brasilis, o All Star aterrissou em 1980 e desde então também ganhou as ruas nas mais diversas cores, estampas, além das customizações. Só para se ter uma ideia do quanto a marca se expandiu, atualmente são vendidos cerca 1,2 mil modelos só aqui no país. Como disse o poeta: "Estranho é gostar tanto do seu All Star azul", para não falar na extensa cartela de cores. Já adotou o seu par?