PUBLICIDADE

Banner

Dia Mundial do Rock

dia-mundial-rock.jpg

(Foto: Reprodução)


 
Hoje, 13 de julho, é celebrado o 'Dia Mundial do Rock'. Essa data foi escolhida por conta do Live Aid, evento de rock que aconteceu, em 13 de julho de 1985, com objetivo de arrecadar dinheiro para fornecer ajuda humanitária no combate à fome na Etiópia. Apesar do nome, essa data só é celebrada aqui no Brasil.
 
Nesse dia é celebrado o rock, um dos estilos musicais mais famosos da história, que surgiu na virada da década de 1940 para a de 1950 e misturou elementos do rhythm and blues, jazz e country and western, estilos muito populares nos Estados Unidos na época. Aqui no Brasil, o estilo também fez muito sucesso e popularizou dezenas de bandas e cantores.
 
Apesar do termo “Mundial”, essa data comemorativa não é internacional. O 'Dia Mundial do Rock' é uma celebração exclusivamente brasileira. Fora do Brasil não existe uma data significativa que celebre o rock, e a que existe aqui foi uma criação publicitária realizada na passagem da década de 1980 para a década de 1990.
 
De toda forma, a data popularizou-se, e anualmente era comum que alguns canais de comunicação dedicassem alguma atenção a ela com eventos sendo realizados em bares e casas noturnas. Salve o Rock!