Nesta quarta-feira, 8 de julho, Sergipe completa 200 Anos de Emancipação Política. Muitas comemoraçãoes estavam sendo organizadas para a data, mas infelizmente tiveram que ser interrompidas diante dessa pendemia da Covid-19.
Diante do bicentenário do 8 de julho, fato histórico de extrema relevância para a sociedade sergipana, os professores Antônio Wanderley e Marcos Vinícius resolveram produzir, há exatamente um ano, o décimo livro: “A Emancipação Política de Sergipe”, com o objetivo básico de informar sobre a sequência de acontecimentos que levaram à autonomia política de Sergipe, contribuindo assim para a democratização do conhecimento e oportunizando reflexões sobre a cidadania e a identidade dos sergipanos natos e por adoção.
Há exatos 20 anos eles estão produzindo livros didáticos com conteúdos históricos, geográficos e culturais locais. Alguns deles em parceria com os professores Luiz Fernando de Melo Corrêa e Maurício da Conceição Neves, totalizando nove publicações, até o momento.
Em consequência da política de distanciamento social impossibilitando aglomerações, os autores optaram por produzir um livro virtual (ebook). O livro será disponibilizado na internet (Amazon.com.br), proporcionando o acesso ao mesmo em amplitude nacional e mundial, além de tornar mais econômico o valor de aquisição para os leitores interessados.
O lançamento virtual acontecerá nesta terça-feira, 7 de julho, véspera da data histórica do bicentenário da Emancipação Política de Sergipe, às 19 horas, numa live com os autores na rede social Instagram: @sergipecultura.
O texto do livro possui características didáticas, ou seja, para uso de professores e estudantes do Ensino Fundamental, mas que pode ser lido por qualquer pessoa de diferentes faixas etárias e níveis educacionais.