PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Milhem Cortaz

Milhem Cortaz capa.jpg

(Foto: Gabriel Bertoncel)


 
Um das figuras mais frequentes do cinema nacional, com papéis em filmes como “Carandiru”, de Hector Babenco, e “A Encarnação do Demônio”, de José Mojica Marins, o ator Milhem Cortaz, 46, caiu no gosto popular na pele do comandante Fábio, o anti-herói dos filmes “Tropa de Elite”, do diretor José Padilha.
Natural de São Paulo, capital, Milhem é conhecido por sua versatilidade artística, tendo pisado nos palcos do teatro, pela primeira vez, aos 11 anos. Na bagagem, traz atuações em espetáculos como "Vermouth", "Trono de Sangue", "O Melhor do Homem”,  "A Maldição do Vale Negro", "Num Dia Comum", "Hamlet", entre outros.
Do teatro para a televisão, o caminho foi percorrido naturalmente. Milhem marcou presença em novelas e séries de grande destaque. "A Grande Família”, "A Diarista", "Carga Pesada", “Os Dez Mandamentos”, "Plano Alto", "Milagres de Jesus", "Sansão e Dalila", "Poder Paralelo", "Vidas Opostas" e "A Escrava Isaura" são apenas alguns exemplos de sua trajetória. Recentemente, fez sucesso na novela "O Sétimo Guardião", na pele do delegado Machado, conhecido como o guardião que tem fetiche em usar lingeries.
Mas é nas grandes telonas que Milhem Cortaz é mais lembrado. Atuou em mais de 50 longas-metragens, em produções como “Malasartes e o Duelo com a Morte”, "Cine Holliudy 2", "Altas Expectativas", "A Voz do Silêncio", "Como é cruel viver assim", "Aurora", "Mais Forte que o Mundo", "O Roubo da Taça", "Mundo Cão" e, é claro, no filme "Assalto ao Banco Central", vivendo o criminoso Barão, que põe em prática o plano perfeito para assaltar o Banco Central e leva toneladas de dinheiro sem disparar nenhum alarme. Em 2019, carimbou seu nome no filme "Galeria Futuro".
Em mais de três décadas de carreira, Milhem coleciona experiências das mais variadas e também prêmios. O ator já venceu como “Melhor Ator no Festival Internacional de Televisão de São Paulo” – com a série “Fora de Controle; como “Melhor Ator no Festival de Cinema de Lima” – com o filme “O Lobo Atrás da Porta”; como "Melhor Ator Coadjuvante" em "Meu Mundo em Perigo", no Festival de Cinema de Brasília; além de "Melhor Ator Coadjuvante no Grande Prêmio Brasileiro de Cinema", com o longa “Tropa de Elite”.
E depois de fazer sucesso como o delegado Machado em "O Sétimo Guardião", de Aguinaldo Silva e se consagrar com o filme “Tropa de Elite”, o ator Milhem Cortaz está participando da nova novela das 21h da Rede Globo, "Amor de Mãe", na qual faz par romântico com a atriz Débora Lamm e teve suas gravações suspensas, devido a atual pandemia.
Fora das telas e dos palcos, Milhem Cortaz é casado há 20 anos com a atriz de teatro Ana Beatriz, conhecida pelo nome artístico de Ziza Brisola e pai de Helena, de 11 anos. 
Além da família, o ator se dedica a outras atividades. É praticante de esportes como natação, golfe e capoeira, além de ser um verdadeiro apaixonado pela dança contemporânea.
Em bate-papo com o BACANUDO.COM o icônico e multifacetado artista revelou descontraidamente, sem estrelismo algum para um artista de grande porte como ele, os seus gostos pessoais, que o leitor vai conhecer abaixo. Valeu Milhem! 
 
*Meu livro - "A Bíblia".
*Meu filme - "Laranja Mecânica", produzido e dirigido por Stanley Kubrick.
*Minha música - "Onde Estará o Meu Amor?", na voz de 'Maria Bethânia'. 
*Minha cidade - São Paulo.
*Minha cara - De pau.
*Minha bebida - Amor.
*Minha comida - Angu.
*Minha estação do ano - O outono. 
*Meu paraíso - A minha família. 
*Minha fraqueza - A solidão. 
*Meu pecado - Não ouvir.  
*Meu vício - Nadar.
*Meu medo - De estar sozinho.
*Minha flor - Árvore da Felicidade.
*Meu esporte - Natação. 
*Meu lazer - Os amigos.
*Minha etiqueta - Respeito. 
*Meu cheiro - Opoponax. 
*Meu ídolo - John Turturro.
*Meu sonho - Que a minha filha seja feliz na vida dela.
*Minha inspiração - Minha filha.
*Meu arrependimento - Não fazer Arquitetura.
*Meu compositor - A natureza.
*Meu restaurante - 'Pasquale Cantina', em São Paulo.
*Minha paisagem - 'Praia do Toque-Toque Pequeno', no Litoral Norte Paulista.
*Minha indiferença - Vou ficar devendo essa! 
*Meu exagero - Compulsão.
*Minha impaciência - Para a burrice. 
*Meu lugar no mundo - No abraço da minha família.
*Meu lugar na casa - Na rede.