PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Claudio Nucci

Claudio Nucci JPG.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Claudio Nucci é um cantor, compositor, violonista e produtor musical brasileiro. Integrou o grupo 'Boca Livre' na primeira formação oficial do grupo - sendo Zé Renato, Maurício Maestro e David Tygel os outros integrantes -, tendo participado do primeiro LP do grupo, lançado em 1979 de forma independente, com grande sucesso de execução na mídia e vendas de mais de 100.000 cópias.
Claudio Nucci iniciou a carreira solo na Emi-Odeon/Emi Music, onde lançaria um compacto simples (Quero Quero – parceria com Mauro Assumpção – e Acontecência – parceria com Juca Filho –, faixas que obtiveram sucesso imediato nas execuções em Rádio e TV, tendo sido incluídas em trilhas de novelas: Quero Quero em "Olhai os Lírios do Campo", Acontecência em "Brilhante" e, mais tarde, em "Coração de Estudante", ambas na Rede Globo, e depois, seus três primeiros álbuns formato LP: Claudio Nucci (1981); Volta e Vai (1983); e Melhor de Três (1984).
Em 1985 gravou o disco Pelo Sim Pelo Não (CBS/Sony Music) em duo com Zé Renato (com quem voltaria a trabalhar após sua saída do Boca Livre) embalado pelos sucessos das músicas Pelo Sim Pelo Não e A Hora e a Vez presentes na trilha sonora da icônica novela "Roque Santeiro", também da Rede Globo.
Participou de diversos projetos músicas feitos sob encomenda para novelas (Helena, em parceria com Cacaso para a novela "Helena"; Ciranda do Sassá para a novela "O Salvador da Pátria"), participações em compilações temáticas como os SongBooks de Dorival Caymmi, Ary Barroso, Tom Jobim, Chico Buarque, Djavan, além de participar como intérprete convidado de Edu Lobo, Guinga e Sergio Mendes, entre outros.
Fundou a Banda ZIL em 1988 e lançou um álbum ao lado de Zé Renato, Ricardo Silveira, Zé Nogueira, Marcos Ariel, João Baptista e Jurim Moreira.
Em 1995 gravou o cd Ê Boi (com músicas temáticas e folclóricas sobre o animal e a natureza que o cerca, incluindo desde sucessos como outras canções menos conhecidas: Correnteza de Luiz Bonfá e Tom Jobim, O Menino da Porteira - sucesso na voz de Sérgio Reis - Vide, Vida Marvada de Rolando Boldrin, Boiadeiro - sucesso na voz de Luiz Gonzaga, dentre outras), com o grupo vocal Nós e Voz lançado pela gravadora independente Atração Fonográfica. 
Voltou aos discos de carreira com o cd Casa da Lua Cheia (independente, 1999) que inclui canções nunca gravadas anteriormente por ele como Sapato Velho (gravada pelo Roupa Nova) e Meu Silêncio (gravada por Nana Caymmi, regravações de sucessos do Boca Livre e outras (como Alegre Menina de Dori Caymmi feita originalmente para a trilha sonora da novela 'Gabriela' tendo Djavan como intérprete da 1ª versão), além de inéditas também de sua autoria.
Em 2004 lançou pela gravadora independente Lua Music o álbum Ao Mestre com Carinho, somente com músicas de autoria de Dorival Caymmi, em comemoração aos 90 anos do mestre baiano.
Mais uma vez como integrante do Boca Livre (substituindo Zé Renato na formação do grupo à época, entre 2000 e 2003) fez parte do vitorioso projeto "Mundo", de Rubén Blades, que obteve o Grammy e com ele fez algumas turnês pela América Central e América do Norte.
Voltou a lançar álbuns de carreira, tais como: Noel, Nelson & Nucci, em homenagem a Noel Rosa e Nelson Cavaquinho, e numa homenagem ao Centenário de Dorival Caymmi lançou o álbum independente Claudio Nucci Revisita Caymmi. 
Em 2016 iniciou uma série de EPs em homenagem a seus letristas mais assíduos como parceiros nas obras. A série se chama Viva o Letrista e foi lançado por distribuição digital. 
O primeiro EP da série é dedicado a Luiz Fernando Gonçalves (autor, entre outras obras, de Velho Companheiro, título original de Meu Silêncio).
Nesta sexta-feira, 19 de junho, Claudio Nucci estará dividindo o seu talento com o cantor e compositor sergipano Lula Ribeiro, em uma live, onde irão trilhar por sucessos da carreira dos dois numa apresentação memorável. Mas antes da apresentação, Nucci conversou descontraidamente com o BACANUDO.COM e revelou algumas das suas preferências Leia!
 
*Meu livro - "Beijo na Boca", de 'Cacaso'.
*Meu filme - "Dersu Uzala", dirigido por Akira Kurosawa.
*Minha música - "O Circo Místico", de 'Edu Lobo' e 'Chico Buarque'.
*Minha cidade - Nova Friburgo (RJ).
*Minha cara - Esqueci alguma coisa. 
*Minha bebida - Vinho.
*Minha comida - Pizza.
*Minha estação do ano - A primavera.
*Meu paraíso - A infância.
*Minha fraqueza - Ser humano.
*Meu pecado - Postergar.
*Meu vício - Música.
*Meu medo - De violência.
*Minha flor - Dama da Noite.
*Meu esporte - Caminhar.
*Meu lazer - Assistir esporte.
*Minha etiqueta - Pontualidade (tentativa de).
*Meu cheiro - De sândalo.
*Meu ídolo - 'Milton Nascimento'.
*Meu sonho - Planeta solidário.
*Minha inspiração - O céu (do jeito que estiver).
*Meu arrependimento - Remoer algum assunto (às vezes).
*Meu compositor - 'Tom Jobim'.
*Meu restaurante - Da Dri (aqui em casa).
*Minha paisagem - O mar, visto da montanha.
*Minha indiferença - Para a ostentação.
*Meu exagero - Perguntar.
*Minha impaciência - Para a chatice (minha e alheia).
*Meu lugar no mundo - Música.
*Meu lugar na casa - Na sala de refeição.