Uma noite pontuada pelos 20 Mais! Foto: Aluizio Accioly
"20+ foi feito para proporcionar à sociedade, a oportunidade de conhecer os melhores profissionais das áreas de arquitetura, design e engenharia, além de uma boa música"
Determinação, força e coragem, sem a menor possibilidade de ser contaminado pelo desânimo, são os adjetivos que bem definem o apresentador Paulo Lavigne. Sergipano da cidade de Nossa Senhora da Glória, aqui desembarcou para enveredar por uma vida nova e satisfatória, bastante diferente da que levava na sua cidade natal, sem menosprezo ou reclamação de nada que houvesse feito, apenas buscando o novo através do sonho que sempre teve em mente.
Na capital dos sergipanos, entre outras coisas, experimentou atuações nas áreas de beleza e vaidade, através de um salão e de uma agência de modelos, que serviram de bastante aprendizado, inclusão no currículo, mas que ainda não pontuavam o sonho dele e o que ele realmente desejava para poder seguir em frente profissionalmente e com satisfação.
Como tudo nesse plano tem o seu tempo e lugar na hora exata, um certo dia Lavigne teve a feliz oportunidade de conhecer os arquitetos, Herval e Bruno Rosa que numa atitude de muito respeito e crença no trabalho dele, por já enxergar um talento nato, abriram as portas para o mercado da arquitetura e do interior design, o que logo fluiu para o desnvolvimento desse campo na televisão e na área da comunicação. "Todos os meus planos mudaram a partir daquele dia", revela emocionado o apresentador.
Depois daquele fatídico dia, a sua vida começou a tomar um outro rumo e direção. Logo logo ele já estava atuando em um novíssimo campo profissional, que nunca havia passado pela cabeça dele um dia transitar, quando surgiu a comunicação através de um televisivo enfocando os profissionais e os seus trabalhos nessa área das pranchetas, ambientes e projetos, e tudo foi tomando uma direção satisfatória.
Passou por algumas experiências agradáveis e outras nem tanto em algumas emissoras de TV local, mas nada que viesse a desmotivá-lo para seguir em frente. Publicou algumas edições de revistas específicas e direcionadas a esse segmento, que havia descoberto e vem desbravando, e hoje mantém o seu nome firme no mercado, aprendendo cada dia mais e fazendo jus à colheita do que vem plantando ao longo dos anos. E ele afirma que muita coisa boa ainda vem por aí.
A prova disso, é o reconhecimento que vem catalogando dos profissionais e empresários das áreas de arquitetura, interior design e engenharia civil, o que está resultando na formatação da festa que irá premiar os "20 Mais", nas suas respectivas categorias, a acontecer com todas as pompas, circunstâncias e alto astral, em torno de muita elegância e musicalidade, neste dia 18 de dezembro, às 19h, quando ele irá recepcionar a sociedade no Teatro Tobias Barreto.
Para saber um pouco mais dessa grande festa, o BACANUDO conversou com o apresentador Paulo Lavigne e o resultado desse bate papo você acompanha abaixo.
BACANUDO - Como se deu a ideia de criar essa premiação?
PAULO LAVIGNE - Um dia, buscando uma identidade para o meu trabalho na imprensa, consegui uma parceria no escritório de arquitetura Herval e Bruno Rosa, passei então a cobrir eventos voltados à área e me apaixonei completamente. Depois de anos trabalhando no meio, pensei em uma forma de levar ao consumidor final, a oportunidade de conhecer os profissionais que fazem a diferença, através da imprensa.
BACANUDO - Qual foi o processo de escolhas dos homenageados?
PL - O fato de trabalhar no meio há um certo tempo ajudou bastante a chegar aos primeiros nomes. Trabalhar com arquitetura e design faz com que você seja mais exigente e tenho estudado muito sobre o assunto, além de visitas a grandes eventos nacionais que acontecem na área. Sem contar que, como a ideia inicial era homenagear os nomes que construíram nosso Estado, aí foi só pesquisar um pouco da história local e ficar ainda mais apaixonado por Sergipe e por esses profissionais incríveis. Depois da primeira seleção fui só visitar as instituições responsáveis por cada área que me ajudaram muito e por fim e não menos importante a aprovação do projeto e confirmação da parceria com a maior instituição de ensino do Nordeste, a Universidade Tiradentes - UNIT-, que através dos coordenadores dos cursos de Arquitetura, Pedrianne Dantas Fraga e Laura Estrella Ramos, me ajudaram a finalizar os nomes escolhidos.
BACANUDO - A partir de quando Paulo Lavigne começou a se encantar por este universo de arquitetos, decoradores e interior designers, e como isso nasceu na sua vida?
PL - Um dia tive a oportunidade de conhecer os arquitetos, os seres humanos que mais respeito na minha vida Herval e Bruno Rosa, que me abriram as portas desse mercado e eu fiquei completamente apaixonado. Todos os meus planos mudaram a partir daquele dia.
BACANUDO - Quais foram os apoios indispensáveis para que este projeto se tornasse real?
PL - Primeiro nasceu um projeto que se transformou em sonho, que para se tornar realidade só com o apoio do mercado seria complicado. Sou conhecido como o incansável, o batalhador e dessa forma bati em várias portas. Aí, tiveram vários empresários que compraram a minha ideia. A direção incrível da Ferreira Costa, a coordenação da universidade Tiradentes, construtoras sergipanas e baianas, além do comércio local é claro. Mas eu não poderia jamais de esquecer de mencionar o apoio do meu querido sócio Henrique Alves, que nos momentos mais difíceis esteve ao meu lado provando que existem momentos que o dinheiro é o que menos importa. E, juntos, quebrando várias barreiras, estamos indo para o grande dia, Os 20 Mais!
BACANUDO - Quem poderá participar dessa grande festa?
PL - O evento os 20+ foi feito para proporcionar à sociedade, a oportunidade de conhecer os melhores profissionais das áreas de arquitetura, design e engenharia, além de uma boa música. Então estão todos convidados para uma noite inesquecível e cheia de emoção. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Tobias Barreto.
BACANUDO - Qual o objetivo principal dos 20 Mais?
PL - Homenagear profissionais que foram responsáveis por construir Sergipe, que diante do fato de não gostarem de holofotes, muitas das vezes passam batidos. Nos últimos dez anos Sergipe e principalmente Aracaju teve um crescimento fantástico e as pessoas precisam saber quem são esses profissionais que se dedicam tanto para esse progresso acontecer. Um empreendimento nasce através de um projeto feito por bons profissionais e está mais do que na hora das pessoas saberem quem são estes profissionais. E porque não através de mim?
BACANUDO - Conte um pouco como será a festa e quais as atrações.
PL- A noite será iniciada com a gravação do DVD da cantora paulista Bia Ferreira, presenteando os sergipanos com o que a de melhor na música popular brasileira. Filha de evangélicos, formada em música pelo Conservatório Brasileiro de Música -CNB-, no Rio de Janeiro, e com uma sensibilidade incrível. Na sequência teremos a premiação com categorias diferentes e homenagens a pessoas ilustres: ao saudoso governador Marcelo Déda, ao querido arquiteto que fez história no interior do Estado, Melciades de Souza, além de pessoas importantes da nossa cidade a exemplo de Dona Maria Celi Teixeira Barreto, do empresário Walter Franco, representando os veículos de Comunicação do Estado de Sergipe, e do procurador do Estado, Mário Britto, que com sua sensibilidade está reconstruindo a cultura sergipana. E na sequência, o show do artista carioca Sam Alves, vencedor do The Voice Brasil, no ano de 2013, que vem a Sergipe pela segunda vez trazendo um show espetacular.
BACANUDO - A partir desta primeira edição, quais os planos de Paulo Lavigne daqui pra frente?
PL - Depois desse evento daremos continuidade ao projeto os 20+ com uma edição especial que no dia 18 de janeiro estará nas bancas, através de distribuição gratuita e um coquetel de lançamento que ainda não posso divulgar. A partir daí, retomo o programa "Paulo Lavigne - Especial Verão", trazendo projetos incríveis com arquitetos locais e de outros Estados, com várias novidades. Sem contar que no próximo ano estarei me dividindo entre Aracaju e Salvador, que passará a ter o programa Paulo Lavigne sendo transmitido lá também, em um emissora baiana. Só posso adiantar que vem muita coisa por aí, resultado para quem trabalha com amor e confiando em uma única força divina, que é Deus.
BACANUDO - Deixando de fora este evento, quais são os seus projetos profissionais para o próximo ano de 2017?
PL - Entrar na faculdade de Arquitetura para levar a informação ao telespectador com ainda mais embasamento e qualidade, e iniciar a nova fase do programa nas duas capitais que sou apaixonado - Aracaju e Salvador
BACANUDO - Quais são as maiores dificuldades que você encontra para imprimir a sua marca dentro deste segmento em Aracaju?
PL - A maior dificuldade que encontro é a falta de apoio de todos os segmentos, o que torna muito mais difícil realizar grandes projetos, justamente pela falta de uma valorização maior por parte das pessoas. Quando se vem do interior, de família pobre e não cai na graça de um político que te indique, tudo é muito difícil. Todo começo é difícil e para acertar muita das vezes se faz necessário errar e o mercado não perdoa erros. Acho que essa seja a parte mais difícil. Mesmo assim sou muito grato a todos os sergipanos por transformarem meus sonhos em realidade. Os profissionais que acreditaram em mim e os empresários que contribuíram com valores expressivos nesse momento crítico que nosso país atravessa e mesmo assim apostaram, no próximo dia 18 de dezembro, no Teatro Tobias Barreto, estarei mostrando a prova dos nove. Finalizando, gostaria de agradecer a todos os envolvidos nessa produção: Alex Max, o melhor banqueteiro do Estado, com todo respeito aos demais, e à imprensa da minha terra, sempre trazendo a informação da melhor qualidade. E para você um abraço cheio de carinho e respeito, de um colega apaixonado pelo seu trabalho.