PUBLICIDADE

Banner

Quem são os mais despreocupados com a pandemia?

velhos.jpg

 
Uma nova pesquisa constatou que os homens mais velhos se preocupam menos do que outros com a pandemia da Covid-19, apesar de estarem em maior risco de estados mais graves da doença.
 
O estudo, realizado por pesquisadores de psicologia da Georgia State University, tem como objetivo entender como a resposta à pandemia difere com a idade e gênero. 
 
Os autores do estudo observam que a ‘preocupação’ é um dos principais fatores para determinar se alguém fará ou não mudanças comportamentais para se proteger. Quanto mais alguém se preocupa, maior a probabilidade de adotar medidas preventivas.
 
Para chegar a esta conclusão, foi realizado um inquérito online nos EUA, entre os dias 23 e 31 de março – no início do confinamento. A pesquisa contou com a participação de um grupo de 146 adultos jovens com idades entre os 18 e os 35 anos e 156 idosos com idades entre os 65 e 81 anos. 
 
A maioria dos participantes respondeu que estavam “pelo menos moderadamente” preocupados com a pandemia. Essa preocupação fez com que a maioria das pessoas (80%) tomasse medidas de proteção, como lavar mais as mãos e evitar locais públicos. Cerca de 60% dos participantes relatam que deixaram de socializar para reduzir o risco de propagação da doença.
 
O estudo concluiu que os homens mais velhos subestimam o risco da Covid-19 e, por isso, têm menos probabilidade de mudar os seus comportamentos. A pesquisa também descobriu que os homens mais velhos têm menos probabilidade de usar máscaras faciais e parar de tocar no rosto. 
 
(Fonte: Notícias Ao Minuto)