PUBLICIDADE

Banner

A ligação entre o pessimismo e a demência

homem sentado na praia.jpg

 
Se é uma pessoa pessimista, saiba que isso não é bom para o seu cérebro. Um novo estudo descobriu que o pensamento negativo repetitivo pode estar ligado, mais tarde na vida, ao declínio cognitivo e a maiores depósitos de duas proteínas nocivas, responsáveis pela doença de Alzheimer.
 
"Propomos que o pensamento negativo e repetitivo possa ser considerado um novo fator de risco para a demência", afirmou a psiquiatra e autora principal do estudo,  Natalie Marchant, à CNN.
 
Comportamentos de pensamento negativo, como a reflexão sobre o passado e a preocupação com o futuro, foram analisados em mais de 350 pessoas com mais de 55 anos, durante um período de dois anos. Cerca de um terço dos participantes também foi submetido a um exame de PET - Tomografia por Emissão de Pósitrons - para medir os depósitos de tau e beta-amilóide, duas proteínas que causam a doença de Alzheimer, o tipo mais comum de demência.
 
As tomografias revelaram que as pessoas que passaram mais tempo a pensar negativamente tinham uma maior quantidade de tau e beta-amilóide, pior memória e maior declínio cognitivo num período de quatro anos em comparação com as pessoas que não eram pessimistas.
 
O estudo também testou os níveis de ansiedade e depressão e encontrou maior declínio cognitivo em pessoas deprimidas e ansiosas. Porém, os depósitos de tau e beta-amilóide não aumentaram nas pessoas já deprimidas e ansiosas, levando os investigadores a suspeitar que os pensamentos negativos repetidos podem ser a principal razão pela qual a depressão e a ansiedade contribuem para a doença de Alzheimer.
 
(Fonte: Notícias Ao Minuto)