PUBLICIDADE

Banner

Dia Nacional da Adoção

Adoção de crianças.jpg

 
Nesta segunda-feira, 25 de maio é celebrado o Dia Nacional da Adoção. Esta data visa promover debates sobre um dos princípios mais importantes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): o direito da convivência familiar e comunitária com dignidade.
 
Quando as crianças são negligenciadas ou abandonadas por seus pais biológicos, a adoção é uma alternativa para não privar o jovem de usufruir de uma relação harmoniosa e saudável num contexto familiar e social.
 
Normalmente nesta data, em períodos contrários a este de pandemia em que estamos vivendo, algumas organizações a exemplo da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, promovem atividades lúdicas e educacionais para conscientizar a população em geral sobre o funcionamento dos processos de adoção no Brasil. Mas, como estamos em um momento atípico, a programação sofreu alterações.
 
Origem do Dia Nacional da Adoção
 
No Brasil, o Dia Nacional da Adoção foi oficializado a partir do decreto de lei nº 10.447, de 9 de maio de 2002. Esta lei instituiu o 25 de maio como data oficial de celebração do Dia da Adoção no país.
 
Originalmente, o 25 de maio foi declarado Dia Nacional da Adoção (a nível não-oficial) durante o I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção, em 1996.