PUBLICIDADE

Banner

Significados do choro de um cão

cão chorando.jpg

 
Através de uma combinação de pistas verbais e não verbais, aprendemos a identificar quando um cão está feliz ou nervoso. Mas quando se trata de tristeza, a tarefa é mais complicada. 
 
Quando os seres humanos estão tristes, choram, mas os cães conseguem fazer o mesmo? Na verdade, os cães têm os mesmos dutos lacrimais que desempenham as mesmas funções que os humanos, ou seja, libertam as lágrimas necessárias para manter os olhos úmidos e eliminar os alérgenos.
 
Do mesmo modo que ladram, o choro dos cães é um modo de comunicação utilizado entre os animais.
 
O que os cães dispõem verdadeiramente é de uma grande capacidade de associação. Ou seja, é possível que, se seu bichinho chora com muita frequência, relaciona o fato de chorar como uma forma de conseguir uma resposta do dono às suas necessidades ou de receber carinhos, e por conseguinte continua a exibir esse comportamento simplesmente para chamar a atenção.
 
Estas são as principais razões por que os cães choram:
 
1. Sentem falta da sua família
 
Os cães recém-nascidos são os reis do drama. E um dos principais motivos é que simplesmente desejam ficar juntos com a sua família. Quando um filhote nasce, ocorre um processo chamado imprinting que obriga os tratadores a deixá-lo permanecer os dois primeiros meses com a mãe e os irmãos para que o bicho adquira a habilidade da socialização. Como tal, é provável que o cão passe toda a noite a chorar.

2. Sentem medo
 
Existem muitas coisas que podem despertar o medo nos cães. Por exemplo, mudar de casa, os barulhos do exterior, deixá-lo nas férias noutro lugar, o veterinário ou ficar sozinho. Normalmente, isso passa, à medida que o cão se apercebe que está num processo de integração ou quando o dono regressa para ir buscá-lo.
 
3. Sentem fome
 
Cada cão tem uma forma de comunicar com os humanos. Por exemplo, quando sentem fome, muitos optam por ir ao comedouro e mexer no objeto com a pata para fazer barulho e transmitir aos donos a ideia de que sentem fome ou sede. Por outro lado, outros optam por chorar. Embora, geralmente, chorem perto do local onde costumam ser alimentados.
 
 
4. Sentem dor ou mal-estar
 
Se um cão não se sente bem, pode transmiti-lo aos demais através do choro e de gemidos. Nesse caso, o melhor a fazer é levá-lo ao veterinário, ainda mais se perceber que o animal está abatido.
 
5. Por vezes não passa de pura manipulação
 
Como dissemos antes, os cães recorrem a associações. Se desde pequeno que acalma o choro do bicho com brincadeiras e carinhos, o animal sabe disso, e, agora, recorre à mesma técnica para chamar a atenção.
 
Todavia, a verdade é que ninguém melhor do que você para conhecer o seu animalzinho a ponto de conseguir diferenciar as causas que estão por trás do seu choro. Ouça o seu melhor amigo!