PUBLICIDADE

Banner

Dia do Enfermeiro

Dia do Enfermeiro.jpg

 
Hoje, 12 de maio, é comemorado o Dia do Enfermeiro e como bem falou o Papa Francisco em seu Twitter: "É mais do que uma profissão, é uma vocação, uma dedicação. Neste tempo de pandemia estão dando exemplo de heroísmo e alguns deram a vida". 
 
O Dia do Enfermeiro é mais do que uma data comemorativa comum. Afinal, não se trata de uma simples profissão. O ato de cuidar de outra pessoa ultrapassa o mero cumprimento do dever e “ser enfermeiro(a)” representa dedicação, responsabilidade, competência, respeito, ética, carinho, amor e uma grande dose de humanidade.
 
Ter a vida de outra pessoa sob sua guarda exige confiança e paciência, além de uma boa dose de psicologia. Para que possa, diante de tristezas e preocupações, não esmorecer na vontade de ajudar. E que, frente à impossibilidade de qualquer ação, possa ser a voz da ternura que, como consolo, ameniza as dores e a aflição. 
 
A data lembra e homenageia o nascimento da britânica Florence Nightingale uma pioneira da enfermagem moderna, que nasceu em 12 de maio de 1820. 
 
Nightingale foi uma jovem que se rebelou contra o papel submisso que as mulheres exerciam na sociedade de sua época, destinadas ao casamento e à maternidade. Por isso, ela se tornou enfermeira (profissão normalmente exercida por freiras). Salve!