PUBLICIDADE

Banner

Mantenha os sapatos fora de casa

Sapatos no tapete.jpg

 
Com a propagação do novo coronavírus já estamos cientes da importância de manter o devido distanciamento social, usar uma máscara protetora na rua e de lavar frequente e minuciosamente as mãos de modo para assim diminuir o risco de infecção. Contudo, como devemos lidar com os sapatos e a roupa que utilizamos?
 
Felizmente, e conforme um artigo publicado no site especializado Medical Daily, não existem provas científicas sustentadas de que o SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19, sobreviva no vestuário, o que significa que a probabilidade de contrair o vírus a partir da roupa é extremamente reduzida. 
 
Como tal, não é necessário que mude imediatamente de roupa assim que chega em casa, sobretudo se praticou o tão recomendado distanciamento social. 
 
Contudo, se trabalha em uma unidade de saúde, tal como num hospital ou clínica, onde estejam internados pacientes com Covid-19, então a agência governamental norte-americana Centro de Controle e de Prevenção de Doenças (CDC) recomenda que mude de vestuário e que o lave assim que entra em casa. Mas, alerta para que não sacuda a roupa, isto porque há uma possibilidade - ainda que reduzida - do vírus permanecer na atmosfera. 
 
Devemos deixar os sapatos do lado de fora?
 
Um novo estudo realizado pelo CDC revelou que o novo coronavírus pode sobreviver na sola dos sapatos. Todavia, ainda não se sabe se essas gotículas são infecciosas. 
 
Uma boa escolha é vaporizar algum tipo de desinfectante nos sapatos antes de entrar em casa. Ou deixá-los da porta para fora.