PUBLICIDADE

Banner

Feliz aniversário, Jackson Barreto!

Jackson Barreto reeditada foto César de Oliveira.jpg

(Foto: César de Oliveira)


 
Hoje, 6 de maio, é dia de parabenizar e felicitar o advogado Jackson Barreto, um dos políticos mais carismáticos e influentes da história de Sergipe.
 
Com a sua coragem, garra e poder de liderança, JB enfrentou os períodos árduos da ditadura militar, destruiu barreiras, enfrentou o coronelismo dominante que detinha o poder econômico, social e político, persistindo com determinação na conquista dos direitos inerentes ao povo, principalmente no tocante às classes menos favorecidas, numa luta incansável e incessante pela conquista de uma verdadeira democracia que atenda as necessidades da população.
 
Durante a mocidade, trabalhou como carteiro na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e também como técnico da Receita Federal.
 
Membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB) desde agosto de 1967, mesmo ano em que iniciou sua graduação em Ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), foi líder estudantil, vice-presidente e presidente do diretório acadêmico Sílvio Romero, da Faculdade de Direito da sua universidade. 
 
Iniciou sua trajetória política em 1970, quando assumiu a presidência da juventude do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Aracaju (SE), mesma cidade em que foi eleito vereador nas eleições de 1972 e dois anos depois deputado estadual. 
 
Foi prefeito de Aracaju em duas ocasiões, deputado federal por quatro mandatos e, em 2010, foi eleito vice-governador do estado. Após a morte do governador Marcelo Déda, em 2 de dezembro de 2013, assumiu o governo de Sergipe, tendo sido reeleito para um novo mandato no quadriênio 2015-2019. No mês de abril de 2018, porém, renunciou ao governo do estado para se candidatar ao senado nas eleições de 2018, pleito em que alcançou a soma de 204.677 votos, o equivalente a 11,20% dos votos válidos, mas não conseguiu se eleger.
 
Sem revelar as suas futuras pretensões na área, o certo é que Jackson Barreto continua sendo uma das lideranças mais respeitadas no cenário político sergipano, com ou sem mandato. Parabéns, saúde e paz, são os votos do BACANUDO.COM!