PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Moraes Moreira

moraes-moreira-se-apresenta-no-bolshoi-em-goiania.jpg

 
Na manhã da última segunda-feira, 13 de abril, o Brasil acordou com a triste notícia da subida para o andar de cima de um dos maiores ídolos da MPB, o cantor e compositor Moraes Moreira, que se despediu desse plano terreste enquanto dormia, no seu apartamento fincado na Gávea, no Rio de Janeiro. 
Nascido em Ituaçu, na Bahia, o cantor iniciou a sua carreira tocando sanfona em festas de São João e, durante a adolescência, aprendeu a tocar violão. Ao se mudar para Salvador, a carreira começou a decolar e foi então que formou com Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão os “Novos Baianos”, ficando com o grupo de 1969 até 1975, onde marcou história na música brasileira ao trazer uma estética inovadora pós-tropicalismo e misturar samba com bossa nova, por exemplo.
Passados alguns anos, Moraes Moreira seguiu carreira solo e alcançou sucesso e notoriedade dentro e fora do país com mais de 20 trabalhos lançados. 
Entre os projetos lançados com os Novos Baianos, Trio Elétrico Dodô e Osmar e ainda dois álbuns em parceria com Pepeu Gomes, Moraes deixou um acervo de 40 discos. 
Moraes Moreira marcou a sua trajetória como um dos artistas mais versáteis do Brasil, mesclando ritmos como frevo, baião, rock, samba, choro e até música erudita em suas canções. 
Em janeiro de 2019, Moraes Moreira se apresentou pela última vez aqui em Aracaju, onde procurado pelo BACANUDO.COM respondeu apenas parte da entrevista, deixando em aberto as outras perguntas que fazem parte de um formato fixo, alegando que se sentiu desconfortável com as demais. Por que? Agora é que não iremos saber mesmo. Mas, independente, resolvemos postar agora ineditamente, como forma de homenagem ao artista que ficou marcado na nossa memória pela sua irreverência e talentos natos. Siga em paz, nas asas do pombo-correio, Moraes, para o destino marcado pelo Pai.    
 
*Meu livro"Zé Limeira, O Poeta do Absurdo", de 'Orlando Tejo'.
*Meu filme - "O Iluminado", de Stanley Kubrick.
*Minha música - "O que será", de 'Chico Buarque'.
*Minha cidade - Rio de Janeiro.
*Minha bebida - Vinho.
*Minha comida - Arroz integral.
*Minha estação do ano - O outono.
*Meu paraíso - A vida.
*Meu vício - Música.
*Minha flor - Rosa.
*Meu esporte - Futebol.
*Meu ídolo - 'João Gilberto'.
*Meu sonho - Viver.
*Minha inspiração - Poesia.
*Meu compositor - Vários.