PUBLICIDADE

Banner

Museu Histórico de Sergipe completa 60 anos

Museu Histórico de Sergipe.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Nesta quinta-feira, 5 de março, o Museu Histórico de Sergipe (MHS), fincado na histórica cidade São Cristóvão, celebra 60 anos de existência. Trata-se de um marco na vida cultural sergipana, sendo referência para museus do Brasil inteiro, justamente por reunir um acervo valiosíssimo sobre o patrimônio cultural do Estado. Foi criado em 1960 e apresenta linhas arquitetônicas no estilo barroco. Antigo Palácio do Governo Provincial, o local já serviu como: cadeia, hospital e escola, e até hoje carrega a identidade de seus curadores, os irmãos Junot Silveira e Jenner Augusto.
 
Ao todo, o MHS oferece 13 salas para visitações, sendo alguns espaços permanentes e outros temporários (com exposições itinerantes). A sala exclusiva composta por peças sobre o Cangaço (contendo punhais, utensílios e roupas) pode ser classificada como uma das mais visitadas. Outra área que também chama a atenção ao visitar o MHS é o espaço dedicado à obra do pintor sergipano Horácio Hora (que estudou e viveu em Paris), sendo um dos pintores brasileiros mais conhecidos do mundo, por seus trabalhos relacionados ao Romantismo. “Sua obra mais destacada, a pintura intitulada “Ceci e Peri” é uma homenagem ao romancista José de Alencar, em seu romance “O Guarani”.
 
Curiosidades sobre o Museu Histórico de Sergipe
 
A primeira Composição Expográfica do MHS foi realizada pelo renomado artista plástico, Jenner Augusto (dando ao local um kKnow-how já em seus primeiros dias de vida).
 
A presença do portal da Ordem dos Carmelitas, localizado praticamente na porta do MHS, da boas-vindas aos visitantes assim que estes adentram o museu, e chama a atenção pela magnitude da obra.
 
O tapete vermelho da entrada do MSH simboliza a visita de D. Pedro II à São Cristóvão em 1860.
 
É possível ver alguns canhões usados na Guerra de Canudos (e que passaram recentemente por um processo delicado de restauração).
 
Para entrar no MHS, o visitante precisa usar as tradicionais pantufas, para não desgastar o assoalho que por si só já uma obra de arte.  Conhecer o MHS é a certeza de uma deliciosa viagem. Vá conhecer!
 
Programação Festiva do Museu Histórico de Sergipe
(evento organizado pelo Governo de Sergipe para celebrar os 60 anos)
 
*9h30: Circo Rapadura e Cacá Sena, do Rio Grande do Sul, apresentaram o “Espetáculo de Bonecos” - (30 minutos de duração, classificação livre, entrada gratuita).
 
*15h30: Circo Mínimo, de São Paulo, apresenta o “Espetáculo Quixote” (60 minutos de duração, classificação livre, entrada gratuita).
 
Horário de Visitação do Museu Histórico de Sergipe
 
De terça a sábado – 10h às 16h.
Domingo – 9h às 13h.
(segunda-feira o MHS é fechado para manutenção e limpeza).
 
Valor do ingresso: R$ 5 (sendo que moradores de São Cristóvão, professores, militares, estudantes e pessoas acima dos 60 anos pagam meia-entrada).