PUBLICIDADE

Banner

Certificados para barqueiros da Orla Pôr do Sol

ALM_4764.JPG

(Foto: Ana Lícia Menezes/PMA)


 
O prefeito Edvaldo Nogueira entregou, na tarde da terça-feira, 21, os alvarás e certificados do Ministério do Turismo para os 34 barqueiros, licenciados para o transporte náutico na Orla Pôr do Sol Cleomar Brandi. A ação, ocorrida no espaço de lazer, faz parte do processo de regulamentação da atividade, no local, realizada pela Prefeitura, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), por meio do decreto 5.882/19.  
 
Os alvarás de Licenciamento de Atividade de Turismo Náutico (ALATIN) foram expedidos pela Emsurb, que também ficou responsável por regulamentar os horários regulares de embarque e desembarque de passageiro, além de organizar filas e reservas antecipadas. A venda de passagens para passeios turísticos será realizada em um posto credenciado pela Prefeitura e o embarque de passageiro ocorre a partir de um píer fixo, respeitando fila única. Toda a atividade será fiscalizada pelo órgão municipal que ficará responsável por verificar o cumprimento das normas.
 
Além de estarem regulamentados, os 34 barqueiros contarão com o suporte da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Indústria Comércio e Turismo (Semict) e Fundação de Formação para o Trabalho (Fundat) para formalização da atividade. “Nós também vamos orientá-los para que possam investir em seus negócios, uma vez que os barqueiros terão acesso a linhas de crédito junto aos bancos para melhorar as suas embarcações, como por exemplo, substituindo os motores das lanchas. Vamos ajudá-los neste sentido, atendendo a um pedido do prefeito, e esta semana já teremos uma reunião voltada para essa orientação. Essa é mais uma ação da Prefeitura de Aracaju voltada para as pessoas que mais precisam. Os barqueiros saem da atividade ilegal e passam a exercê-la de maneira oficial, como microempresários, capacitados e regulamentados”, reforçou o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Marlysson Magalhães.