PUBLICIDADE

Banner

Os cuidados com o consumo de alimentos na praia

Hugo Xavier capa.jpg

Hugo Xavier (foto: divulgação)


 
Nordeste, sol, diversão! Geralmente essa combinação leva a maioria das pessoas às praias onde o consumo de petiscos em bares e com ambulantes é comum, mas segundo o nutricionista Hugo Xavier é preciso atenção antes de saborear esses alimentos. “O comércio informal vem aumentando cada vez mais na atualidade e com isso aumentam as chances de problemas de saúde por conta desses alimentos ficarem expostos ao sol, vento, poeira e, consequentemente, trazendo muitos germes, bactérias e vírus”, alertou.
 
Segundo o nutricionista, alimentos fora do padrão de higiene podem ocasionar sérios riscos à saúde.  “Diarreia, intoxicação alimentar até doenças mais grave como úlcera gástrica ou hepatite são enfermidades classificadas como Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs). Para evitar esses problemas é importante ficar atento a como esses petiscos foram preparados e acondicionados, temperatura adequada das preparações servidas, utilização de máscaras e luvas descartáveis. Isso vai minimizar os riscos à saúde dos consumidores”, explicou.
 
Mesmo para os que optam por levar lanches de casa existem critérios e cuidados especiais para o consumo.  O tempo entre a preparação e consumo pode ser determinante na qualidade do que será consumido, ou seja, quanto mais rápido for a ingestão, menos riscos à saúde. Os recipientes também devem compor a lista de cuidados. A orientação é utilizar embalagem bem higienizadas, com tampa e ter cautela para não deixar o alimento exposto ao sol.