PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Alinne Rosa

Alinne Rosa capa.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Baiana nascida na cidade de Itabuna, Alinne Rosa é cantora, compositora e atriz. Sua carreira teve início em 2003, na Bahia, como vocalista da banda Cheiro de Amor, na qual lançou sete cds e três dvds que conquistaram Disco de Ouro/Platina Duplo, pela vendagem de mais de 700 mil cópias por todo o Brasil, e marcou sucessos como "Amassadinho", "Caras e Bocas", "O Seu Adeus", "Dias de Sol", "Chama da Paixão", "Esperando Na Janela" e "Pensa em Mim". 
Em 2013, Alinne foi citada como "Uma das inspirações do Axé" na matéria "Tratando de Ritmo" da Revista Rolling Stone Brasil. 
No ano de 2014 deixou a banda pra seguir carreira solo com o lançamento do primeiro single "Complicamos Demais" que foi trilha sonora da personagem principal "Helena", vivida por Júlia Lemmertz, na telenovela 'Em Família', da Rede Globo, composição presente em seu primeiro álbum solo, Arena Pop, gravado pela Som Livre e que esteve na posição #18 dos álbuns nacionais mais baixados pelo ITunes, no mesmo ano do lançamento.
No mês de novembro de 2016, lançou o seu primeiro DVD/CD solo, intitulado País da Fantasia, alcançando a marca de 1,8 milhões de acessos no YouTube, trabalho marcado por ecletismo musical, mesclando o axé music com rap e baladas românticas, além de misturar batidas eletrônicas com a percussão baiana. 
Em 2010, Alinne foi eleita em 2° lugar, pelo Top TV Mulheres da Record TV, uma das "10 Vocalistas Mais Belas da Atualidade" ao lado da ex vocalista das The Pussycat Dolls, Nicole Scherzinger, que ocupou o 3° lugar, as outras posições foram ocupadas por outros grandes nomes como Vanessa Hudgens, Lovefoxxx, Fernanda Takai, Paula Toller e outros nomes. 
Pelo segundo ano consecutivo, Alinne, recebeu o Troféu Castro Alves de Melhor Cantora do Carnaval de Salvador em 2010 e 2011, concorrendo com Larissa Luz e Claudia Leitte. 
Pelo sexto ano consecutivo, Alinne, recebeu o Troféu Oscar Folia de Melhor Cantora de Micareta em 2010, 2011, 2012, 2013, 2015 e 2019, concorrendo uma vez com Ivete Sangalo, cinco vezes com Claudia Leitte, quatro vesez com Margareth Menezes e cinco vezes com Daniela Mercury. 
Em 2017, Alinne concorreu título de "Rainha do Carnaval Brasileiro" pela revista norte-americana Billboard e foi reconhecida como umas das maiores cantoras de Axé no Brasil. A baian também já foi eleita umas das "100 mulheres mais sexy do mundo", pela revista VIP. 
Em 2018, Alinne lança um novo Bloco Carnavalesco, "O Vale" com o mesmo título de sua nova música "Vale (Tô No Vale)" uma releitura do clássico "Eu Quero Vale" do cantor Carlinhos Brown. No mesmo ano a cantora participou do festival "Joy Búzios Festival", no Rio de Janeiro. Ainda neste ano, Alinne foi uma das grandes atrações do "Sun Music Festival", onde a cantora dividiu o palco com uns dos grandes ícones do Rock Internacional, Dave Evans (ex AC/DC).
Em 2019, Alinne levou pra casa o Troféu "Ih, Miga!", como 'Melhor Cantora do Carnaval de Salvador'. 
O currículo da multifacetada artista é maracdo também pela sua estreia como atriz na minissérie 'O Brado Retumbante', na Rede Globo, mesmo ano em que a música "Me Agarra" foi indicado a "Melhor Música" do Troféu Band Folia, e que ela participou do Show da Virada, pelo segundo ano consecutivo. 
Já em 2015, a intrépida baiana fez seu primeiro show internacional em carreira solo, para uma multidão nos Estados Unidos, e iniciou uma turnê com a festa Chá da Alice, levando o “Chá Rosa” para as principais capitais do Brasil. 
Em 2016, Alinne realiza mais um show solo nos Estados Unidos, dessa vez a cantora pilotou o evento "Cap Cod Brazilian Festival".
No mesmo ano, Alinne se aventurou em um gênero musical diferente. É que a cantora de axé topou participar de "Shake It Out", novo single do deejay brasileiro Tommy Love, junto com Lorena Simpson. A música esteve na posição #72 do Top Songs da Brazilian iTunes Charts
Na noite do último dia 12 de dezembro, a cantora promoveu a estreia do seu bloco O Vale, no CarNatal, em Natal (RN), com novidade: ela apresentou a música “Não me Kali” aos foliões que lotaram o bloco. 
Composição da própria musa, a canção chegou em todas as plataformas digitais no dia seguinte, 13, com uma mensagem de empoderamento bem forte e referências à Kali, deusa hindu do renascimento e da verdadeira força feminina.
“Escrevi a música pensando em um grito de resistência. A gente não pode se anular porque algum macho escroto quer dizer o que a gente pode ou não fazer. Já vivi uma experiência assim e não me permito mais passar por isso. Nós, mulheres, somos protagonistas”, contou Alinne.
O single, primeiro de uma sequência para o verão, teve uma boa aceitação do público, ao vivo, no CarNatal. 
Alinne Rosa segue com a agenda intensa e promovendo diversas novidades para o verão. Além do lançamento, a baiana prepara um ensaio do seu bloco com espuma, agora em janeiro de 2020.
Mas, antes disso, ela baixou em Aracaju, onde deu o pontapé inicial no 'Fest Verão Sergipe 2020' apresentando show que também contou com apresentação de Ivete Sagalo.
Alinne Rosa conversou com o BACANUDO.COM, onde citou as suas preferências sobre os mais variados temas. Confira!
 
*Meu livro - "Vidas Secas", de 'Graciliano Ramos'.
*Meu filme - Tenho tantos... Vou indicar um dos últimos que assisti. "Sementes Podres", dirigido por Kheiron
*Minha música - 'Não Me Kali', miha nova música de trabalho.
*Minha cidade - Salvador.
*Minha cara - Liberdade.
*Minha bebida - Água.
*Minha comida - Todas (risos).
*Minha estação do ano - O verão.
*Meu paraíso - O bairro Rio Vermelho, em Salvador.
*Minha fraqueza - Detesto preconceito.
*Meu pecado - O da gula (risos).
*Meu vício - Cantar.
*Meu medo - Viver em um mundo intolerante.
*Minha flor - Rosas.
*Meu esporte - Futebol, corrida...
*Meu lazer - Pintar.
*Minha etiqueta - Ser livre.
*Meu cheiro - O de casa.
*Meu ídolo - 'Renato Russo'
*Meu sonho - Por um mundo mais livre. 
*Minha inspiração - Os meus fãs.
*Meu arrependimento - Acho que não tenho “o” arrependimento.
*Meu compositor - São tantos... Dou valor a quem escreve o que sente.
*Meu restaurante - Tem comida, to indo.
*Minha paisagem - Do pôr do sol lá em casa
*Minha indiferença - Para pessoas preconceituosas.
*Meu exagero - Eu toda (risos).
*Minha impaciência - Para gente intolerante.
*Meu lugar no mundo - No Rio Vermelho.
*Meu lugar na casa - Na minha laje.