PUBLICIDADE

Banner

Dra. Rejane Mendonça

Desvendando o implante hormonal
 
"Muitos fatores, como por exemplo o tempo, podem causar uma desorientação hormonal"
 

Rejane Mendonça 2.jpg

foto: Anderson Adler


 
 
Praticidade, segurança, bem estar. Esses são alguns benefícios conquistados por aqueles que se submetem à Terapia de Reposição Hormonal - TRH. Ainda polêmicos, os comentados implantes hormonais nada mais são do que tubinhos de silicone semipermeáveis colocados sob a pele, preferencialmente na região glútea. O procedimento dura em média vinte minutos e é indolor, realizado com anestesia local. Modelos, atrizes e blogueiras, como Letícia Birkheuer, Daniella Sarahyba, são adeptas ao procedimento. A última colocou seu primeiro implante aos 17 anos, por conta de cólicas incapacitantes que o período menstrual lhe provocava. Segundo a modelo, ela chegava a aumentar 2 quilos de um dia para o outro nesse período, o que atrapalhava bastante o trabalho fotográfico.
Para esclarecer todas as dúvidas sobre o tema, o BACANUDO conversou com a médica Dra. Rejane Mendonça, que explicou minuciosamente como funcionam os implantes hormonais e para que servem. Ela é pós-graduada em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia - ABRAN-, Ortomolecular pela ABME, pós-graduação em doenças relacionada à idade com o Dr. Lair Ribeiro, e também integra o Grupo de Implantes Hormonais pilotado pelo expert Dr. Elsimar Coutinho. Com mais de 20 anos de estudo em medicina, defende a saúde como um ato de prevenção à doença através de um olhar amplo ao paciente. Para ela, saúde significa completo bem estar físico, mental e social. E para isso acontecer é necessário buscar qualidade, almejando uma vida longa e saudável.
 
BACANUDO - Como funcionam os implantes hormonais?
Dra. Rejane Mendonça - Implante hormonal, também conhecido como "chip", é um método de tratamento para a Terapia de Reposição Hormonal. Os hormônios são os mensageiros do organismo. Eles que transmitem ordens com endereço e destinatários certos. E por isso é fundamental que estejam em níveis adequados no nosso corpo. Muitos fatores, como por exemplo o tempo, - que naturalmente diminui a produção hormonal em homens e mulheres causando a menopausa e a andropausa - podem causar uma desorientação hormonal. E é nesse momento que os implantes são utilizados para regularizar os níveis hormonais adequados para uma vida saudável e bem vivida.  
 
BACANUDO - O implante hormonal trata doenças?
RM - Sim. Hormônios podem ser utilizados para tratar anemia, por exemplo. Também podem ser utilizados para o tratamento de endometriose, miomas, mastopatias, TPM, baixa de libido, adenomiose, hipertrofia uterina, perda de massa muscular e de massa óssea. Disfunção erétil ou impotência sexual, ginecomastia, infertilidade originária de distúrbios da espermatogênese, síndrome metabólica (diabetes), e muitas outras doenças. 
 
BACANUDO - Qual o tempo de atuação dos hormônios no organismo? Existem contraindicações?
RM - O implante pode durar de seis meses a um ano. Tudo depende da avaliação médica que identifica a necessidade de cada indivíduo. 
 
BACANUDO - Como é realizado o procedimento?
RM - Os chips são implantados sob a pele, preferencialmente na região glútea. São pequenos tubos de silicone semipermeáveis que medem entre quatro e cinco centímetros e comportam cerca de 50mg de hormônio puro, ou seja, bioidentico (o mesmo hormônio produzido pelo organismo) ou progestínico. É um procedimento rápido, dura cerca de 20 minutos, e indolor (realizado com anestesia local). De acordo com a necessidade de cada paciente, verificada em exames específicos, as substâncias podem ser utilizadas de forma associada ou não. Implantado o chip, o organismo vai receber as substâncias de forma progressiva, visto que os hormônios vão sendo liberados gradativamente na corrente sangüínea, de maneira segura e com dosagem específica para cada caso.
 
BACANUDO - Quais os benefícios promovidos pelo implante?
RM - O maior benefício é a conquista da saúde e do bem estar. Além disso, este método de reposição hormonal é hipoalergênico e realizado a partir de hormônios bioidenticos. Isso significa que os hormônios implantados podem a mesma estrutura química e molecular dos hormônios produzidos pelo corpo humano. Isso elimina os efeitos colaterais indesejáveis. 
Para as mulheres, podemos citar o prolongamento da vida útil social, sexual e profissional; diminuição dos riscos de morte antecipada por doenças degenerativas, prevenção da autoestima, libido, lubrificação e rigidez vaginal; redução dos fogachos e sudorese; diminuição do cansaço; regulação do sono; melhoramento das funções cognitivas e preservação da memória; manutenção da musculatura, beleza e brilho da pele e dos olhos; prevenção e reversão de osteoporose, dentre outros benefícios. Já para os homens é possível citar a prevenção dos efeitos da andropausa, como dores de cabeça, pele ressecada e flácida, anemia, apatia e depressão; evita a impotência sexual (quando causada por desequilíbrio hormonal); previne a arteriosclerose regulando a produção do bom colesterol e diminuindo o colesterol ruim; preserva a memória (principalmente dos que estão na meia idade), dentre outros benefícios.