PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Ivete Sangalo

Ivete Cá Entre Nós.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Eu poderia já começar dizendo que Ivete Sangalo dispensa qualquer tipo de apresentação, não é mesmo? Mas como no jornalismo esta é uma opção descartada, vamos lá. 
O ano era final de 1993, quando na função de repórter especial da TV Sergipe, afiliada da Rede Globo, fui sugerido para fazer uma entrevista com a nova vocalista da Banda Eva, que iria fazer um show na extinta casa de espetáculos Augustu´s. 
Chegando ao local agendado me deparei com uma bela morena, de cabelos longos e lisos, sorriso farto e uma voz grave apaixonante à primeira ouvida. Era Ivete Sangalo, a nova pintassilga da efervescente axé music, que estava saindo de uma tímida carreira solo, calcada em apresentações de barzinhos, em Salvador, e já começava a atrair as atenções da grande mídia com a sua primeira música de trabalho, que iniciava com a seguinte estrofe: "Quer ir emboara vai, adeus bye bye, quando você me quiser estarei no ilê já não te quero mais… Confesso que foi simpatia e paixão à primeira vista. A entrevista foi ao ar e choveram ligações elogiando a cantora baiana com pinta de modelo. Muitos anos se passaram...
Baiana da cidade de Juazeiro, Ivete Maria Dias de Sangalo Cady, a cantora, compositora, multi-instrumentista, empresária, apresentadora e atriz hispano-brasileira, é atualmente um dos maiores nomes da música brasileira, com ecos no exterior. 
O seu sucesso começou ainda como vocalista da Banda Eva, vendendo mais de 4 milhões de discos, e chegando a fazer cerca de 30 shows por mês.
Durante toda sua carreira já vendeu cerca de 20 milhões de cópias, tornando-se uma das maiores artistas com vendagem de discos no Brasil. Ivete é mais frequentemente reconhecida pela sua poderosa voz, carisma e notáveis performances durante os seus shows. 
Em sua carreira, recebeu 15 indicações ao Grammy Latino, tendo ganhado três vezes, uma de 'Melhor Álbum Brasileiro de Raízes/Música Regional' em 2005, e os últimos conquistados em 2012 e 2014, respectivamente, por 'Melhor Álbum de Música Popular Brasileira' pelo especial Ivete, Gil e Caetano, e 'Melhor Álbum de Música Pop Contemporâneo' por Multishow Ao Vivo - Ivete Sangalo 20 anos, além de ser recordista do Prêmio Multishow, contabilizando 16 conquistas, também sendo a artista mais premiada nos "Melhores do Ano" da Rede Globo, com 11 troféus, sendo oito de 'Melhor Cantora' e três de 'Melhor Música'. Ivete também ganhou seis Troféu Imprensa, sendo a recordista e a cantora mais indicada com 15 indicações.
Em 1999 se lançou na carreira solo e aterrissou nas lojas o álbum homônimo Ivete Sangalo, gerando um disco de ouro, primeiro dessa nova fase da carreira, com vendagem de mais de 100 mil cópias. Desse álbum, foi extraído o single "Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim", canção romântica que alavancou sua carreira. 
Com o passar dos anos, Ivete lançou vários álbuns, gerando grandes singles dos mais variados ritmos e estilos. Em 2008, a cantora ganhou o status de "Maior vendedora de DVDs do mundo em 2007", ao atingir a marca de um milhão e oitocentas mil cópias vendidas com seu DVD ao vivo no Maracanã. Ela deixou para trás bandas como Nirvana, que vendeu cerca de 174 mil cópias com o DVD Unplugged in New York. 
Ivete, ou Veveta para os mais chegados, tem uma carreira também marcada internacionalmente, tendo feito diversos shows em países como Portugal, Espanha, Alemanha, Suíça, Itália, Angola, Estados Unidos, Paraguai, Argentina, Uruguai, Canadá e Japão, já tendo inclusive subido ao palco do icônico Madison Square Garden, em Nova Iorque, para gravar o quarto DVD da sua carreira, em um show com participações especiais, acontecido no dia 4 de setembro de 2010, quando foi comparada pelo jornal americano The New York Times a Janis Joplin e Tina Turner, descrita como uma "belter", ou seja, alguém que utiliza uma técnica vocal de volume alto e notas musicais agudas. 
Veveta também foi nomeada como a nova embaixadora da Boa Vontade para combater o tráfico de pessoas no Brasil, pela UNODC, e ainda foi uma das agraciadas com a medalha Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho concedida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). 
Se não bastassem todos esses méritos, a artista é reconhecida como extremamente popular no Brasil, mesmo fora dos palcos.
Em 2012, Ivete Sangalo foi eleita a 100ª maior voz brasileira de todos os tempos, pela revista Rolling Stone Brasil, e também foi eleita a mulher mais poderosa na lista dos brasileiros mais influentes de 2014, e recentemente em 2016 da Forbes Brasil.
Ivete já se apresentou em alguns dos mais importantes eventos do mundo como a abertura da Copa América de 2011, realizada na Argentina, a Copa das Confederações de 2013, Copa do Mundo de 2014 (ao lado de Shakira), e nos Jogos Paraolímpicos de 2016, ambos no Brasil. 
Em 2017, Ivete foi a homenageada ao ser enredo da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio no carnaval carioca. 
Haja espaço para escrever tantos feitos dessa essa icônica artista que o BACANUDO.COM nutre um carinho há décadas.
Para matar a saudade do público sergipano, neste sábado, 21 de dezembro, Ivete está de volta a Aracaju para apresentar o seu aplaudido espetáculo "Ivete Live Experience", às 21h, no Mambo Aju, dando o pontapé inicial no Fest Verão Sergipe 2020, apresentação que contará também com show de Alinne Rosa.
Com o seu jeito despojado e descontraído de ser, Ivete citou exclusivemente para o BACANUDO.COM algumas das suas predileções do corrido dia a dia. Desfrute!   
 
*Meu livro"Ensaio Sobre a Cegueira", de 'José Saramago'.
*Meu filme - Ultimamente os infantis, devido às minhas crianças.
*Minha música - "Trem das Cores", de 'Caetano Veloso'.
*Minha cidade - Juazeiro, na Bahia.
*Minha cara - Não perder a piada.
*Minha bebida - Kombucha.
*Minha comida - Banana frita.
*Minha estação do ano - O verão.
*Meu paraíso - Os meus filhos.
*Minha fraqueza - Pão com manteiga.
*Meu pecado - Doces.
*Meu vício - Música.
*Meu medo - Falta de saúde.
*Minha flor - Todas.
*Meu esporte - Esqui.
*Meu lazer - Jogar conversa fora.
*Minha etiqueta - Ser simpática com todas as pessoas, independente de quem seja.
*Meu cheiro - De baunilha.
*Meu ídolo - Steve Wonder.
*Meu sonho - Aprender a tocar piano.
*Minha inspiração - A minha mãe.
*Meu arrependimento - De não ter feito algumas coisas que hoje já não dá mais.
*Meu compositor - 'Gil', 'Djavan', 'Chico', 'Gigi'...
*Meu restaurante - "Ori", em Salvador.
*Minha paisagem - Da Bahia de Todos os Santos.
*Minha indiferença - Para tudo aquilo que não é verdade.
*Meu exagero - De limpeza.
*Minha impaciência - Sou muito paciente.
*Meu lugar no mundo - Na alegria.
*Meu lugar na casa - No centro.