PUBLICIDADE

Banner

II Mostra Sabores e Saberes de Sergipe

ALAGAMAR-prato-tradicional.jpg

Alagamar (prato da cidade de Pirambu


 
Seguindo a trilha de sucesso do evento acontecido no ano passado, 11 comunidades tradicionais sergipanas participam da 'II Mostra Sabores e Saberes de Sergipe', que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, no Oceanário de Aracaju. O Sebrae Sergipe é o realizador do evento, através do Projeto CRIATIVE.SE, que visa identificar e fortalecer empreendedores sergipanos dentro da cadeia da Economia Criativa, que envolve os setores das artes e das culturas em vários segmentos. 
 
Evento pilotado pelo Sebrae-SE, tem por objetivo visibilizar os saberes das 11 comunidades tradicionais participantes do evento (quilombos, povo de terreiro e o grupo indígena Xokó), bem como incentivar o intercâmbio de conhecimentos destas comunidades com chefs de cozinha e pesquisadores/as, incentivando a economia criativa através da gastronomia, com vistas a impactar a sua repercussão nas áreas da Cultura, Artesanato e Turismo. 
 
A participação de chefs sergipanos que são “madrinhas e padrinhos” das comunidades acontece no sentido de ampliar a visão sobre os produtos encontrados em cada território, estimulando a criação de novas receitas. 
 
Nesta segunda edição a Mostra Sabores e Saberes de Sergipe conta com o apoio e a colaboração do chef maranhense Júnior Ayoub, idealizador do projeto “Da Semente ao Sorriso”, uma ação que promove a conexão entre o conhecimento científico sobre os alimentos, em diálogo com os saberes tradicionais, valorizando tanto a pesquisa e as inovações quanto a sabedoria popular e as culturas regionais próprias de cada realidade. 
 
A Mostra contará com a participação das seguintes comunidades tradicionais: Filhos de Obá (terreiro de Laranjeiras), povo indígena Xokó (Porto da Folha), doceiras do povoado Cabrita (São Cristóvão) e os quilombos: Lagoa dos Campinhos (Amparo de São Francisco), Bongue (Ilha das Flores), Terra Dura-Coqueiral (Capela); Porto D’Areia (Estância), Maloca (Aracaju), Alagamar (Pirambu), Mussuca (Laranjeiras) e Sítio Alto (Simão Dias). 
 
O evento será aberto ao público em geral das 16h às 22h, com entrada gratuita. Os pratos terão o preço de R$ 10. O visitante poderá desfrutar, além da variedade de pratos que serão vendidos, também de apresentações culturais, venda de artesanato e boa música ao vivo. 
 
Durante a Mostra acontecerão rodas de conversa a partir das 16h e aulas show com renomados chefs convidados no espaço da Arena Gastronômica, no próprio Oceanário de Aracaju. 
 
Os chefs sergipanos que apóiam as comunidades tradicionais sergipanas na criação de novas receitas são: Danila Duarte, François Ozzane, Fernando Fraga, Luciano Moreira, Lucas Montes, Jô Silveira, Léo Vieira e Tânia Farias.