PUBLICIDADE

Banner

Planejamento sustentável de Sergipe começa a ser construído pela Alese

IMG_5929.jpg

(Foto: Rede Alese/PMA)


 
Ajudar a sociedade sergipana a realizar um planejamento voltado para o crescimento da economia, estabelecido em bases colaborativas. Essa é a principal finalidade do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável 2020-2030, lançado na tarde da última terça-feira, 12, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). 
 
As ações serão desenvolvidas em parceria com a Fundação Dom Cabral e vários segmentos, numa grande coalizão para mergulhar nos estudos e entender o estado; criando oportunidades e perspectivas.
 
Na solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luciano Bispo (MDB), informou que o estudo de sustentabilidade econômica para o estado de Sergipe será voltado para os próximos dez anos. “Isso já que temos a perspectiva de riquezas naturais como gás e petróleo, além da própria energia solar e nós queremos que a Fundação Dom Cabral escute os poderes, escute a população e nos entregue um plano para saber para onde vamos e porque vamos”, ressalta.
 
O presidente da Assembleia Legislativa disse ainda que foi deflagrada uma discussão técnica sobre as dificuldades econômicas, no sentido de aprofundar os estudos econômicos de Sergipe.
 
“Optamos em contratar a Fundação Dom Cabral, que possui um dos melhores conceitos e está entre as cinco mais importantes do mundo. O plano terá oito meses de prazo para ser concluído e será dividido em seis etapas para ampliar, escutar e discutir com os sergipanos, quais as peças fundamentais para que esse planejamento aconteça num momento tão difícil que o país passa. A Assembleia teve essa ideia e não é um plano de enfrentamento ao governo do estado; pelo contrário, o governo do estado será um parceiro”, adianta.
 
Agregando
 
O governador Belivaldo Chagas disse estar vendo o lançamento do PDES 2020-30 de forma extremamente positiva porque agrega ao planejamento estadual.
 
“Nós já estamos em execução do planejamento estratégico de Sergipe 19-2022, que diz respeito a esse período de governo e estamos em fase adiantada de elaboração de um projeto que denominamos de Sergipe 2050. A Partir do momento que a Assembleia Legislativa como caixa de ressonância da sociedade, parte para a linha de frente, discute com os diversos segmentos da sociedade e elabora um documento, ele vai servir também de balizador para que a gente continue dando andamento ao planejamento do governo do estado”, destaca.
 
Alicerce
 
A diretora de desenvolvimento de organizações da Fundação Dom Cabral, Íris Castro enfatizou que o Plano de Desenvolvimento de Sergipe será alicerçado nas reais necessidades do estado.
 
“É um caminho verdadeiro que se constrói a partir de bases e de conversas com a comunidade civil organizada, com a Assembleia Legislativa de Sergipe e as diversas partes interessadas”, anuncia exibindo um vídeo sobre o trabalho realizado pela instituição que leva o nome de um sergipano ilustre.
 
O professor da Fundação Dom Cabral, Humberto Falcão Martins acrescentou que a instituição estará ajudando a sociedade sergipana a produzir o PDES. “Nós vamos ajudar como? Elaborando elementos técnicos para esse processo, ouvindo a sociedade, uma grande pluralidade de atores governamentais e não governamentais, analisando dados para tentar enxergar problemas e possibilidades de futuro e apresentar tudo isso para vocês”, diz.
 
Potenciais
 
O coordenador do PDES 2020-30 e controlador geral da Alese, Marcelo Barberino informou que o plano tem como pano de fundo, mergulhar nos estudos para entender o estado de Sergipe.
 
“Observando quais são as cadeias produtivas, quais são os eixos que podem se tornar viáveis, a exemplo da taxa de retorno rápido; entender o que temos de cenários econômicos hoje, já que mudaram ao longo dos últimos anos. Ver o que Sergipe tem e a partir disso, entendermos para onde vamos chegar. Esse estudo é para nos dar um norte, uma direção com dados técnicos de altíssima qualidade para demonstrar aos atores do estado e atores de fora, que Sergipe tem potenciais para serem investidos e ampliados”, explica.
 
O lançamento contou com a participação de representantes de vários segmentos, entre deputados estaduais, vereadores, professores, estudantes, economistas, jornalistas, advogados e a sociedade de um modo geral. A presidente da Câmara Municipal de Itabaiana, vereadora Ivoni Andrade participou do lançamento. “Estou aqui nesse evento prestigiando o presidente da Assembleia, deputado Luciano Bispo, nesse planejamento sustentável para a década de 2020 a 2030, juntamente com a Fundação Dom Cabral”, afirma.
 
Mesa
 
A mesa foi composta na solenidade pelo presidente da Alese, Luciano Bispo, o governador Belivaldo Chagas, a vice-governadora Eliane Aquino, o prefeito Edvaldo Nogueira, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Josenito Vitales, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Osório Ramos, o presidente do Tribunal de Contas, Ulices Andrade, o procurador geral de Justiça, Eduardo D’Ávila, a conselheira  do Tribunal de Contas e ex-deputada estadual, Angélica Guimarães, o subdefensor público geral, Vinicius Menezes Barreto, o presidente da Federação dos Municípios e prefeito de Ilha das Flores, Christiano Cavalcante, o presidente da Comissão de Controle Social dos Gastos Públicos da OAB/SE, Luciano Vieira, a diretora de desenvolvimento de organizações da Fundação Dom Cabral, Íris Castro, o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Ricardo Porto de Miranda, o superintendente do Banco do Nordeste, Antônio César de Santana, o presidente do Grupo de Líderes Empresariais de Sergipe (LIDE), Vitor Rollemberg e o presidente da Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), Pedro Litsek.
 
Por Aldaci de Souza – Rede Alese