PUBLICIDADE

Banner

Trem do Forró RJ

Sergival foto Marcelo Mesquita.jpg

Sergival (foto: Marcelo Mesquita)


 
Cantor, compositor e instrumentista sergipano, Sergival registra também no seu currículo artístico/cultural uma grande conquista no Rio de Janeiro - cidade onde reside há alguns anos-, não só na carreira dele como também para o registro do forró como Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro. 
 
Trata-se da segunda edição do 'Trem do Forró RJ', evento que tem ele como um dos idealizadores e onde também Sergival estará se apresentando acompanhado do seu trio de forró, pilotando o Vagão 08 da composição, batizado 'Matrizes do Forró com Sergival e Trio Caçuá'.  
 
Os vagões de 01 a 07 vão homenagear Gonzagão, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Forrozeiras do Brasil, João do Vale, Mestre Zinho e Três do Nordeste.
 
Esta edição 2019 consolida a parceria do 'Fórum de Forró RJ' com a empresa SuperVia que administra os transportes ferroviários do RJ e que já vem realizando há algumas décadas os famosos 'Trem do Samba' e 'Trem do Choro'.
 
De forma especial e emblemática, o 'Trem do Forró RJ' acontecerá no próximo sábado, 09 de novembro, partindo da lendária estação Central do Brasil com destino a Nova Iguaçú, cidade onde viveu o músico, cantor e compositor maranhense João do Vale, cujos familiares residem lá até hoje, e seguirá parando em todas as estações a exemplo da de Nilópoles, onde viveu Dominguinhos, e na do Bairro Olinda, onde morou Jackson do Pandeiro. 
 
A programação terá início às 10h, na gare da Central do Brasil, com apresentações dos artistas que comandarão cada vagão.  
 
Vagão 01 - Jackson do Pandeiro Centenário, com Jadiel Guerra.
Vagão 02 - Gonzagão, com Marcus Lucena.
Vagão 03 - João do Vale, com Daniel Guerra e Gabriel Vale, neto do homenageado e familiares 
Vagão 04 - Elba Ramalho e Forrozeiras do Brasil, com Cátia de França, Hermelinda Mossoró, Neidinha Rocha e muitas outras.
Vagão 05 - Dominguinhos, com Marcelo Mimoso e Trio Sotaque do Nordeste. 
Vagão 06 - Mestre Zinho, com o Trio Paroara. 
Vagão 07 - Três do Nordeste, com o Trio Malaguêta. 
Vagão 08 - Matrizes do Forró com Sergival e Trio Caçuá, onde ele levará os dois caçuás e seu cenário de artesanato sergipano para ambientar o vagão.
 
Ao chegarem na Estação Nova Iguaçú, todos os artistas e convidados vão desembarcar e farão um cortejo até a Feira Iguassú de Cultura Popular, onde todos se apresentarão em uma estrutura de palco, som, barracas de artesanato e gastronomia nordestina especialmente montados nessa feirinha, que acontece todos os sábados. Anavan!