PUBLICIDADE

Banner

Dia das Bruxas, ou Halloween

Halloween.jpg

 
Hoje, 31 de outubro, é o Dia das Bruxas, ou Halloween. Mesmo sendo considerado parte de uma cultura tipicamente americana e irlandesa, o Dia das Bruxas se espalhou por todo o mundo. Assim, adaptou-se através do sincretismo das superstições e lendas de cada região com o conceito moderno norte-americano do Halloween.
 
Origem do Halloween
 
As primeiras comemorações do Halloween teriam surgido há mais de 2,5 mil anos com o povo celta. Eles acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro, de acordo com o antigo calendário celta), os mortos e espíritos malignos saíam de suas tumbas para atormentar os vivos.
 
Para tentar se proteger dos "mortos-vivos", os celtas decoravam as suas casas com objetos macabros, como ossos e caveiras, acreditando que com isso podiam afugentar as "forças do mal".
 
As pessoas que festejavam a data durante a Idade Média eram perseguidas e levadas à fogueira da Inquisição, acusadas de bruxaria e prática de magia negra.
 
Para tentar cristianizar a data, a Igreja Católica criou o Dia de Finados (2 de novembro), para celebrar a alma das pessoas que já faleceram.
 
Nos países anglo-saxões a tradição foi se transformando, sobretudo após a Reforma Protestante. A festa foi mudando para uma celebração infantil com direito a fantasias, doces e brincadeiras. 
 
Dia das Bruxas nos Estados Unidos
 
Quem levou o Halloween para os Estados Unidos foram os irlandeses, no século XIX, tornando-se uma das principais festividades da cultura americana.
 
Nesta data as crianças costumam sair às ruas, batendo de porta em porta e perguntando: "Trick or Treat?" ("Gostosuras ou Travessuras?", em português).
 
Se as crianças não ganharem doces, têm a permissão para fazer uma “pegadinha” na casa da pessoa, como se fosse um "pequeno diabinho".
 
Dia das Bruxas no Brasil
 
O Halloween é uma festividade um tanto quanto recente no Brasil e foi trazida a partir da cultura norte-americana presente em filmes e séries de TV.
 
No entanto, há uma resistência muito grande em algumas regiões do Brasil sobre a comemoração da data no país. Algumas pessoas argumentam que o país é muito rico em cultura popular para celebrar uma cultura estrangeira e ignorar a própria história e identidade.
 
Por causa dessa polêmica, foi criado o 'Dia do Saci', a partir do decreto de lei nº 2.762/2003. Também comemorado no dia 31 de outubro, o 'Dia do Saci' é uma "resistência pacífica" à cultura americanizada do Dia das Bruxas. Seja qual for a sua crença, curta o seu dia da forma que achar mais proveitosa e conveniente!