PUBLICIDADE

Banner

Celebrando a sergipanidade

Sergipanidade by Jean Carlo Petcha.JPG

(Imagem: Criação Jean Carlo Petcha)


 
A data de 24 de outubro é consagrada ao 'Dia da Sergipanidade' e sua comemoração será feita este ano de maneira especial, principalmente porque estamos a menos de um ano para celebrar os 200 anos da emancipação política de Sergipe.
 
Historicamente, foi em 8 de julho do ano de 1820, a data da Carta Régia que deu independência ao território de Sergipe, até então vinculado à Bahia, mas só no dia 24 de outubro que o documento chegou por aqui. Essa data foi portanto tão marcante que foi instituída como o 'Dia da Sergipanidade'.
 
A sergipanidade celebra a independência territorial de Sergipe, bem como enaltece a identidade do povo sergipano, destacando o seu folclore, a sua música, a sua literatura, o seu patrimônio arquitetônico, as suas cantigas de roda, as suas crenças, a sua gastronomia, sua gente, seus mitos, história e demais manifestações culturais que valorizam esse caráter de pertencimento.
 
Para celebrar essa fata tão importante, o Governo do Estado de Sergipe, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e a Comissão Preparatória dos Festejos do Bicentenário da Emancipação Política de Sergipe elaboraram uma programação especial de comemoração.
 
Programação
 
O 'Dia da Sergipanidade' será celebrado com um cortejo saindo da Praça General Valadão (centro da cidade de Aracaju) em direção à Praça Fausto Cardoso, com a participação das bandas filarmônicas, de grupos folclóricos e o desfile de bandeiras dos 75 municípios de Sergipe, com a participação de estudantes da rede pública estadual. A população será convidada para participar dessa caminhada.
 
Na Praça Fausto Cardoso – onde se concentrará a celebração - acontecerá o encontro das bandas filarmônicas que executarão os Hinos do Brasil e de Sergipe. Será também nesse local onde o governador do Estado, Belivaldo Chagas e a presidente da Funcap, Conceição Vieira, farão pronunciamentos alusivos à data.
 
A celebração pelo 'Dia da Sergipanidade' ainda terá as participações de grupos folclóricos do interior do estado, da Orquestra Jovem de Sergipe, do cantor Joba e o seu show Canção da Cidade Mãe e da dupla Chiko Queiroga e Antônio Rogério. Salve!