PUBLICIDADE

Banner

A expectativa em torno de Greta

Marco Nanini.jpg

Marco Nanini (foto: reprodução)


 
Só bastou circular nas redes sociais um pequeno vídeo com algumas cenas do filme, algumas até picantes, para toda uma expectativa ser gerada em torno do longa-metragem 'Greta', estrelado pelo icônico Marco Nanini, que chega aos cinemas no dia 10 de outubro.
 
Em uma interpretação brilhante e corajosa, Marco Nanini dá vida ao enfermeiro homossexual Pedro, um enfermeiro de 71 anos que trabalha em um hospital público, interpela seus amantes e interesses sexuais de uma noite. 
 
Filme de estreia do diretor Armando Praça, 'Greta' - inspirado na peça cômica 'Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá', escrita no anos 1970, quando a possibilidade de se falar da homossexualidade ainda limitava-se ao deboche e à caricatura -, debutou em solo nacional como grande vencedor do 29º Cine Ceará (Festival Ibero-americano de Cinema), depois de passar pelo Festival de Berlim, em fevereiro. 
 
O enredo centra-se no enfermeiro que, na necessidade de encontrar um leito disponível para a amiga com uma doença terminal, ajuda a dar fuga a um jovem prisioneiro Jean (vivido por Démick Lopes), que estava acorrentado em uma maca e leva-o para casa. O envolvimento com o jovem faz com que, na velhice, Pedro comece a moldar sua verdadeira personalidade. 'Greta' foge da representação da homossexualidade associada à juventude, à beleza e às armadilhas que essa combinação pode criar.
 
A coragem e generosidade" de Nanini em doar-se tão abertamente à personagem têm sido os temas mais comentados, desfigurando a imagem dele vivendo como Lineu, de A Grande Família, aquele funcionário público careta e pai da tradicional família brasileira. Desta vez, o público encontra-o em nus frontais, em cenas de sexo com corpos mais jovens que o seu.
 
"Pedro é um homossexual como muitos, um homem aprisionado pelas condições de sua vida particular, pelos preconceitos do dia a dia, um homem sofrido porque é pobre. Aos 71 anos, ele começou a se moldar. O que nós vemos é uma disfunção dessa realidade, é ele buscar um caso de amor, nessas condições, e viver aquilo com prazer, apesar dos problemas", resume Nanini.