PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Xanddy

Xanddy Cá.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Manuel Alexandre Oliveira da Silva, artisticamente conhecido como Xanddy, é um cantor, compositor e empresário baiano conhecido em todo o Brasil e parte do mundo por ser o intrépido vocalista da banda 'Harmonia do Samba'.
Nascido no bairro Soledade/Liberdade, em Salvador/BA, aos oito anos Xanddy ganhou de sua avó um violão de brinquedo. O presente inusitado para uma criança já era indício do caminho que ele percorreria, mas o que sua avó não sabia era que o violão dado de presente seria o ponto de partida para o seu relacionamento com o mundo da música. Durante um bom período, para Xanddy, a melhor brincadeira era passar horas em frente ao rádio, com o violão na mão, imaginando que ele estava “dentro do rádio”, tocando a música que passava no momento.
Ainda criança, existia um samba de roda na ladeira do Canto da Cruz, no bairro da Soledade. Para ele, assistir aquele encontro semanal era quase que sagrado. Ele passava horas olhando a alegria daquele povo, imaginando fazer parte de tudo aquilo. Na adolescência montou o "Trio de MC" na OAF – Organização de Auxilio Fraterno, mesma instituição em que cursou Mecânica de Automóveis e Eletrônica no CFJI – Centro de Formação de Jovens Instrutores.  E foi nesta instituição que ele subiu ao palco pela primeira vez, em uma festa organizada, exclusivamente, para os estudantes.
No ano 1996/1997, ele entrou no grupo de pagode 'Gente da Gente'. Com esta banda, emplacou em Salvador uma de suas primeiras músicas “Pegando Fogo” e abriu shows para Mastruz com Leite, em Salvador, e para Sandra de Sá, em Feira de Santana. 
A frente da banda 'Gente da Gente', puxou o bloco Rekinte no ano de 1998 no Carnaval de Salvador. Nesse período, foi apresentado pelo amigo Ricardo (primeiro saxofonista do Harmonia) e Genilson (Irmão de Bimba), à   Bimba, diretor musical do Harmonia desde aquela época. Naquele momento iniciava-se uma relação de amigos com Bimba, Roque e outros integrantes da banda, chegando a assistir alguns ensaios do Harmonia que aconteciam na rua da Glória, na Capelinha e já sonhava em fazer parte do grupo.
A união foi primordial para vencer as barreiras e galgar os novos passos. A frente do  'Harmonia do Samba', fez enorme sucesso no Carnaval de 1999, entrando definitivamente para o rol das grandes bandas de pagode e samba no Brasil.
De lá pra cá o 'Harmonia do Samba' lhe trouxe muitas descobertas e realizações. Xanddy começou a fazer produções de evento, chegando a montar o primeiro estúdio de música com 24 anos, ampliando o conhecimento na área fonográfica, criando o selo musical “Muralha Records” que hoje detém os diretos musicais do 'Harmonia do Samba' e de outros artistas nacionais.
Após passar por algumas produtoras, montou, junto com o 'Harmonia do Samba' sua própria produtora. Hoje quem cuida da carreira é a HS Produções, que fica à frente das vendas de shows e desenvolvimento de projetos exclusivos, dentre eles “A Melhor Segunda Feira do Mundo” – ensaio de verão de banda que existe há mais de 15 anos, em Salvador. 
No Carnaval de Salvador, com o 'Harmonia do Samba', ele comemora o sucesso do Bloco Meu & Seu. Única banda de pagode/samba que tem um bloco exclusivo na programação da maior festa popular do mundo, eles mantém uma crescente contínua por várias décadas de carnavais consecutivos.
Da Capelinha, amigos com sonhos em comum, deram voz e tom a um projeto que sempre idealizaram, mas que não tinham noção que se tornaria conhecido pelo mundo. Ganhou os holofotes nacionais, chegando a participar de praticamente todos os programas da televisão brasileira, dando entrevista para Xuxa Meneguel, Gugu Liberato, Silvio Santos, Faustão, Jô Soares, Hebe Camargo, entre outros.
Hoje, a banda comemora uma agenda sempre movimentada, contabilizando uma média de 120 shows por ano no Brasil e exterior, creditando mais de quatro milhões de discos vendidos e, pelo menos, uma turnê internacional por ano, já passando por quase todas as regiões da Europa, turnês no Japão, EUA e África. Características próprias e um estilo bem particular, Xanddy e a banda 'Harmonia do Samba' tem o seu pagode registrado em vários CDs e DVDs gravados.
Se não bastasse, Xanddy ainda é embaixador das crianças com câncer do estado de Sergipe, apadrinhando os trabalhos desenvolvidos com as crianças do Gacc (Grupo de Apoio à Criança com Câncer), desde 2005.
Casado com a apresentadora, atriz e dançarina Carla Perez, com quem tem dois filhos (Camilly Victória Perez Soares da Silva e Victor Alexandre Perez Soares da Silva), Xanddy agora percorre o Brasil com o projeto musical 'O Encontro', onde divide o palco com Léo Santana e com Tony Salles, vocalista do Parangolé, show que vai rolar com muito suingue aqui em Aracaju, neste sábado, 21 de setembro, a partir das 21h, na Arena Eventos. 
 "O Encontro é um evento especial. Ele une pessoas que admiram o trabalho de três amigos, que também se admiram. Vai ser incrível poder viver essa energia em uma cidade que amamos e que somos sempre recebidos com um carinho sem tamanho", revela Xanddy.
Entrevistado pelo BACANUDO.COM, o carismático artista se desnudou diante das suas preferências do dia-a-dia. Conheça!
 
*Meu livro - "A Bíblia".
*Meu filme - "Corrente do Bem", de dirigido por Mimi Leder.
*Minha música - São duas: “Oceano”, de 'Djavan', e “Ninguém Explica Deus”, de 'Clovis Pinho'.
*Minha cidade - Salvador.
*Minha cara - Os meus filhos.
*Minha bebida - Vinho.
*Minha comida - Cozido baiano.
*Minha estação do ano - O verão.
*Meu paraíso - A minha esposa, 'Carla Perez'.
*Minha fraqueza - Distância de Deus.
*Meu pecado - Alguns.
*Meu vício - A minha família.
*Meu medo - De perder a minha família.
*Minha flor - Rosas.
*Meu esporte - Caminhar e pedalar.
*Meu lazer - Viajar.
*Minha etiqueta - Gentileza.
*Meu cheiro - Natural.
*Meu ídolo - 'Djavan'
*Meu sonho - Que no mundo as pessoas tenham mais amor pelo próximo.
*Minha inspiração - 'Jesus Cristo'.
*Meu arrependimento - Da demora da minha relação direta com Deus.
*Meu compositor - 'Gilberto Gil'.
*Meu restaurante - 'De comidas nordestinas'
*Minha paisagem - Praia.
*Minha indiferença - Para pessoas arrogantes.
*Meu exagero - Falar.
*Minha impaciência - Para coisas erradas.
*Meu lugar no mundo- Na minha casa, com a minha família.
*Meu lugar na casa - No meu quarto.