PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Maria Gal

Maria Gal capa.jpg

(Foto: Pino Gomes)


 
A atriz e produtora Maria Gal nasceu em Salvador e é atriz há mais de 10 anos. Na infância estudou ballet, inglês, natação e teatro, onde veio sua inspiração em ser atriz. Batizada e crismada, por um tempo estudou em colégio de freira e até pensava em se tornar uma, mas após os 15 anos decidiu prestar vestibular e depois da faculdade estudar teatro. Aos 18 anos entrou pra faculdade de Educação Artística com ênfase em Computação Gráfica e em paralelo passou pra faculdade de dança da Universidade Federal da Bahia.
Aos 21 anos voltou a estudar teatro, no Teatro Vila Velha. Integrou o Bando de Teatro Olodum e Viladança, depois seguiu uma temporada Shakesperiana em São Paulo, com "Sonho de uma Noite de Verão", dirigido por Márcio Meirelles. Inspirada neste movimento decidiu mudar-se para São Paulo. Trabalhou como garçonete pra se manter e como professora. Em paralelo estudou teatro na Escola de Artes Dramáticas, foi membro fundadora da Cia Os Crespos (grupo formado apenas por atores negros), passou pelo Teatro Oficina apresentando Os Sertões inclusive na Alemanha. Trabalhou com Frank Castorff (um dos mais importantes diretores alemães), fez participações em filmes.
A bela e mulrifacetada artista está engrossando o caldo e compondo uma família negra na teledramaturgia da TV aberta brasileira, nos dias de hoje.
Atualmente ela está no ar como Neiva, na novela das seis da TV Globo, 'Amor Perfeito, mas também já deu vida à personagem Gleyce Soares, típica mulher brasileira batalhadora que busca alcançar seus sonhos, mãe de dois filhos em “As Aventuras de Poliana”, primeiro programa de maior audiência do SBT (maior canal de TV aberta no YouTube na América Latina).
Com mais de meio milhão de seguidores no instagram, além de atriz Maria Gal, desenvolve sua carreira em prol do protagonismo negro e feminino.
Maria Gal tem um currículo vasto. Atuou nos espetáculos “Sonho de uma Noite de Verão”, “Cabaré da Raça”, “Fausto Zero”, “Os Iks”, “Ensaio sobre Carolina”, “O Cravo e a Rosa”, “Anjo Negro + A Missão” e “Os Sertões”, estes dois últimos apresentados no Teatro Volsksbhuene, na Alemanha, entre diversos outros.
Ainda em 2017, ganhou o prêmio de melhor atriz no Madrid International Festival pelo filme “A Carga de Aline Rezende”. Gravou a série de TV “Sob Pressão” (TV Globo), e em 2018 estreou o filme “Dona Flor e seus Dois Maridos”.
No mesmo ano, palestrou no evento internacional TEDXSP sobre racismo no Brasil e audiovisual. Em 2018, para a Google.
Em 2016 e 2017 atuou no espetáculo “A Comédia Latino-Americana”, dirigido pelo premiado Felipe Hirsh, que teve temporada em São Paulo e Lisboa, Portugal. 
Na Netflix, atuou na série “3%”, dirigida por César Charlone, exibida em 192 países, sendo esta a primeira série brasileira produzida pela plataforma.
Atuou também no telefilme “A Felicidade de Margot”, de Maurício Eça , “Entre o Céu e a Terra”, série exibida nos países de língua portuguesa, e, ainda, “Stella Models”, de Samir Abujamra, exibida pelo Canal Brasil.
No cinema, além de atuação em curtas e longas-metragens, Maria Gal participou de novelas na TV Globo e no SBT. No cinema, fez também “Carandiru”, “Carandiru e Outras Histórias”, “Amor em 4 Atos”, “DOR” (curta que lhe rendeu o prêmio de melhor atriz) e “A Carga” (pelo qual obteve indicação de melhor atriz). 
Já na televisão, atuou nas novelas “Carrossel”, “Gabriela” e “Joia Rara”, e nas séries “Conselho Tutelar” (Record TV) e “Santo Forte” (AXN).
Em 2021, Maria Gal foi convidada para participar do Bake Off Celebridades, sendo a 4ª eliminada da competição, ficando em 13º Lugar. Em 2022, estreou no BandNews TV, canal de notícias do Grupo Bandeirantes, no comando do programa "Preto no Branco", que discute as questões raciais. Além disso, voltou ao SBT para atuar na novela Poliana Moça, reinterpretando a personagem Gleyce.
Se não bastassem os trabalhos na dramaturgia, a atriz que se auto define uma workaholic convicta, também é autora do livro infantil “A Bailarina e a Bolha de Sabão”, lançado em 2014 e relançado em 2019.
O BACANUDO.COM teve a satisfação de conversar com essa exímia artista que vem mostrando a que veio e mostrará ainda mais o seu potencial, quer seja na TV, Cinema, Teatro e Literatura, e o resultado do gostoso e descontraído bate-papo você confere abaixo. Desfrute!
 
*Meu livro "O que eu sei de verdade", de Oprah Winfrey.
*Meu filme - "Em Busca da Felicidade", dirigido por Gabrile Muccino, e "Orgulho e Preconceito", dirigido por Joe Wright.
*Minha música - "Fly me to the moon", com Frank Sinatra, e "Todo sentimento", de Chico Buarque. 
*Minha cidade - O Rio de Janeiro, mas amo São Paulo e Salvador.
*Minha cara - Moda, alto astral, positividade...
*Minha bebida - Espumante. 
*Minha comida - Japonesa.
*Minha estação do ano - O verão.
*Meu paraíso - Búzios (RJ).
*Minha fraqueza - Ansiedade.
*Meu pecado - Sou workaholic.
*Meu vício - Comer.
*Meu medo - De não conseguir atingir aos meus objetivos.
*Minha Flor - Girassol.
*Meu esporte - São dois: yoga e caminhada.
*Meu lazer - Teatro, cinema, praia, séries.
*Minha etiqueta - Ser discreta.
*Meu cheiro - Floral.
*Meu ídolo - Viola Davis.
*Meu sonho - Que a gente possa viver numa sociedade mais justa e igualitária para todos.
*Minha inspiração - A minha mãe.
*Meu arrependimento - Não tenho.
*Meu compositor - 'Gilberto Gil'.
*Meu restaurante - 'Paris 6'.
*Minha paisagem - Do mar e de cachoeira.
*Minha indiferença - Para pessoas racistas, homofóbicas e machistas.
*Meu exagero - Acho que falo demais. Sou empolgada até demais.
*Minha impaciência - Me fazer esperar.
*Meu lugar no mundo - O Rio de Janeiro.
*Meu lugar na casa - Na minha sala.