PUBLICIDADE

Banner

Dia da Amazônia

INTERNACIONALIZAÇÃO-DA-AMAZÔNIA-e1485200005265.jpg

(Foto: Internet)


 
Hoje, quinta-feira, 5 de setembro, é mais do que oportuno exaltarmos o 'Dia da Amazônia', data celebrada anualmente. Esta data foi criada com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta, que infelizmente vem sofrendo com as ações malignas dos homens com desmatamentos e queimadas.
 
O dia escolhido faz referência a 5 de setembro de 1850, quando o Príncipe D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas (atual Estado do Amazonas).
 
Não há muitos motivos para comemoração e sim para preocupação. A floresta amazônica atualmente está ameaçada pelos constantes desmatamentos ilegais, afetando diretamente a fauna e a flora da região, causando desequilíbrios e crises ambientais a nível global. Pensemos melhor sobre a importância dela para a sobrevivência da pópulação de todo o planeta!
 
Dados importantes sobre a Amazônia
 
Com uma área de aproximadamente 5,5 milhões de quilômetros apenas de floresta, a Amazônia está presente em 8 Estados brasileiros: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e Mato Grosso.
 
Na América do Sul, compreende os seguintes países: Suriname, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Peru e Equador.
 
O clima na região amazônica é predominantemente equatorial/quente e úmido.
 
Outro recorde da Amazônia é a sua bacia hidrográfica. Com cerca de 7 milhões de quilômetros de extensão, os principais rios da região são: Amazonas (maior do mundo em extensão), Negro, Trombetas, Japurá, Madeira, Xingu, Tapajós, Purus e Juruá (todos afluentes do Rio Amazonas).