PUBLICIDADE

Banner

Pesquisa 100% sergipana

Dr. Marcos Almeida.jpg

Professor Dr. Marcos Antônio Almeida Santos


 
Cardiologista especialista em arritmias cardíacas Dr. Marcos Antônio Almeida Santos, pesquisador do Laboratório de Planejamento e Promoção de Saúde do Instituto de Tecnologia e Pesquisa - LPPS/ITP -, atingiu o ineditismo mundial após estudar o fenômeno do envelhecimento e regulação autonômica do coração e percebeu, monitorizando o coração dos pacientes por 24h através do Holter, que pessoas com 60 anos de idade apresentavam, algumas vezes, resultados não tão bons quanto os obtidos junto aos que tinham 80 anos.
O trabalho pioneiro no mundo, teve como ponto de partida a percepção e o espanto dele enquanto realizava um exame de rotina em pacientes cardiopatas, que pessoas com idade mais avançada, não raro, apresentavam resultados melhores que pacientes com menor idade.
Como ele mesmo classifica, foi a frequência recorrente dessa “inversão” do senso comum, que fez com que ele desse o pontapé inicial no estudo, que se tornou a maior casuística do mundo em termos de avaliação da regulação autonômica do coração no domínio do tempo mediante traçados de longa duração, pois atualmente conta com a participação de mais de três mil pessoas com idade entre 40 e 100 anos.
Dr. Marcos Almeida é também professor do curso de Medicina da Universidade Tiradentes - Unit -, docente do programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente, e Senior Teaching Assistant  in the Harvard T. H. Chan School of Public Health/Estados Unidos, e esses estudos têm sido realizados com a participação de profissionais do ITP, da Unit e da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Essa pesquisa com a maior casuística em traçado longo do mundo é 100% sergipana, e o melhor, está sendo trabalhada com rigor metodológico e uniformidade, sem qualquer tipo de custo ou financiamento. Palmas!