PUBLICIDADE

Banner

Antitabagismo

Antitabagismo.jpg

 
A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde, está oferecendo tratamento para quem deseja parar de fumar. O projeto da gestão municipal é realizado desde 2010, por meio do Programa Nacional de Controle de Tabagismo do Ministério da Saúde, e desenvolvido pelo Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) Augusto Franco.
 
O serviço já beneficiou centenas de pessoas e ressalta, em seu lema, que a vontade de parar de fumar é o primeiro passo para o sucesso do tratamento. Em 2018, foram acolhidos 170 usuários em entrevistas motivacionais, além de 219 usuários atendidos em grupos terapêuticos. 
 
O município de Aracaju acompanha o país no que diz respeito à implantação de ações de sucesso para redução do consumo de tabaco entre a população. Das 171 nações que aderiram às medidas globais da Organização Mundial da Saúde (OMS), somente o Brasil e a Turquia realizam esse trabalho.
 
O resultado saiu no 7º Relatório da OMS sobre a epidemia mundial do tabaco, com foco nos progressos feitos pelos países para ajudarem as pessoas a deixar de fumar. Na avaliação do órgão, o Brasil, na segunda posição, é exemplo para o mundo no combate ao tabagismo.
 
Nos grupos de apoio, os pacientes podem conversar sobre suas histórias de vida e trocar experiências que os aproximem. Este ano, até agora, foram acolhidos 30 usuários em entrevistas motivacionais, e mais 30 em grupos terapêuticos.