PUBLICIDADE

Banner

Exposições no Espaço Zé Peixe

arte africana.jpg

Art In África (foto: divulgação)


 
Neste domingo, 19 de maio, o "Espaço Zé Peixe" completa quatro anos. Fundado em 2015 a partir de uma grande reforma do antigo terminal hidroviário de Aracaju, o espaço se tornou um ponto de referência no centro histórico da capital, recebendo turistas e alunos de escolas da rede pública e particular de ensino, em visita ao Memorial que conta a história da vida do mais notável prático sergipano. Nesta sexta, 17, o local está iniciando uma programação comemorativa ao aniversário do Espaço, com a abertura de duas exposições.
 
A primeira delas é a exposição “Recriando”, que reúne 11 réplicas de embarcações pelo olhar de 'Mestre Passos', além da maquete representativa do Largo da Gente. Com expografia de 'Jorge Luiz Barros', curadoria de 'Sayonara Viana e fotografia de 'Mozart Daltro', “Recriando” traz reproduções da canoa de tolda (patrimônio cultural de Sergipe), do famoso tototó, do bote de São Cristóvão, da canoa cearense, entre outras embarcações. 
 
A segunda exposição que ocupa o "Espaço Zé Peixe" a partir desta sexta-feira é a ‘Art In África’, reunindo 20 peças originais do continente africano, integrantes do acervo pessoal do produtor cultural 'Guga Viana'. De acordo com ele, o acervo completo é composto por 2.500 peças, reunidas durante os mais de 10 anos em que residiu na África. “Tive o privilégio de morar em diversos países do continente e me apaixonei pela cultura maravilhosa que eles têm. As peças são de uma beleza rara, trazendo consigo a força e a representatividade mística de uma religiosidade pujante”, disse 'Guga'.
 
Sarau do Zé e Feira de Artesanato
 
Além das artes plásticas, o "Zé Peixe" também abre espaço para a música, a poesia e o artesanato. Na quarta-feira, 22, se inicia uma feirinha, que colocará no centro das atenções a riqueza do artesanato sergipano, todos os dias, a partir das 10h. Na sexta-feira, 24, a programação culminará com o ‘Sarau do Zé’, uma continuidade do ‘Sarau com Elas’, realizado em março, durante a programação ‘Todxs por Todas’. Além do espaço aberto para a declamação de poesias, o cantor 'Gladston Rosa' se apresentará a partir das 18h.