Evando dos Santos (foto: divulgação)
Campeã quatro vezes da série "A", a escola de samba "Império da Tijuca" já escolheu seu enredo para o desfile de 2020. "Quimeras de um eterno aprendiz" será o tema da agremiação para o próximo carnaval do Rio de Janeiro, uma homenagem ao sergipano 'Evando dos Santos', 59 anos, conhecido como o "Homem Livro" ou "Carteiro Libertário".
Analfabeto até os 18 anos de idade, 'Evando' deixou a sua terra natal, Aquidabã - distante 98 km da capital dos sergipanos -, em busca de um futuro melhor no Rio de Janeiro, onde trabalhou como pedreiro para suatentar a família.
Apaixonado por histórias desde criança, ele descobriu um jeito de absorvê-las sem ter que pedir ajuda aos irmãos mais velhos. "Ia à feira local, se aboletava num dos caixotes e ficava ouvindo os autores de cordel durante a tarde toda", revelou.
Decidido a dominar a escrita e tornar seu sonho realidade, pediu aulas de alfabetização ao pastor da Igreja Batista da qual congregava, e aos 18 anos leu sozinho os primeiros versos bíblicos.
Ao deparar-se com duas coleções inteiras de livros jogadas numa calçada do centro do Rio de Janeiro, começou a partir daí a reunir livros na sala de sua casa. As doações foram se avolumando e chegaram a 55 mil títulos, o que se tornou inviável mantê-los na sua residência.
'Evando' entrou em contato com o escritório de 'Oscar Niemeyer' e em 2008 recebeu em mãos o desenho da bibliotaca assinado pelo icônico arquiteto, figura-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna.
Munido de certificado do Minsitério da Cultura permitindo que capturasse recursos para a construção da sede da biblioteca, ele bateu na porta do BNDES, conseguiu R$ 651 mil de financiamento e a "Biblioteca Comunitária Tobias Barreto", fincada no bairro da Penha, no Rio de Janeiro, tornou-se realidade. Hoje, colhendo os frutos e reconhecido pela sociedade, será tema do carnaval da escola de samba carioca. Salve!