PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Jesuton

Jesuton capa.png

(Foto: Divulgação)


 
Filha de mãe jamaicana e pai nigeriano, 'Jesuton' sempre teve dois interesses marcantes: a curiosidade pela cultura latina e a paixão pela música. Movida pelos dois aprofundou-se nos estudos sobrea a América Latina durante sua formação em Ciências Humanas, na renomada Oxford University, na Inglaterra. 
Sua relação com a música mudou quando foi trabalhar em Cuzco, no Peru, em 2007. Lá, pela primeira vez, começou a se apresentar para os amigos e pôde perceber que sua forma de cantar era especial, e emocionava quem a ouvia. Depois de viajar por vários países veio ao Brasil por alguns meses, em 2012, onde acabou se estabelecendo. 
Já no Rio de Janeiro a cantora se inspirou em um artista de rua que fazia seus shows nas calçadas de Ipanema e que a tocou de uma forma especial. A partir daí 'Jesuton' decidiu comprar um amplificador e seguir seu caminho cantando pelas ruas da cidade.
Sua voz e seu talento único chamaram a atenção de quem passava pelo Largo do Machado e pelo Largo da Carioca - primeiros lugares onde ela se apresentou. Imediatamente, ganhou destaque na internet através de vários vídeos postados por pessoas anônimas, impactadas por suas performances, que se estenderam por vários bairros do Rio de Janeiro. 
O sucesso de seus vídeos no YouTube chamou a atenção da mídia e do apresentador 'Luciano Huck', que se encantou pela voz de 'Jesuton' e a apresentou para o público: a cantora foi convidada por 'Huck', que a levou ao seu programa para se apresentar como fazia nas ruas e, logo depois, acompanhada pela primeira vez por uma banda, ao vivo.
Logo após, em 2012, 'Jesuton' lançou pela Som Livre seu primeiro disco de carreira, “Encontros”. Em 2014, a cantora lançou ainda “Show Me Your Soul”, DVD com releituras de clássicos da soul music.
Atualmente, 'Jesuton' comemora um ano de lançamento do seu álbum, intitulado “Home”, depois de vários shows pelo Brasil, incluindo a participação no Lollapalooza 2018 e na "Casa da Música" em Porto - Portugal.
Este, que é o primeiro trabalho da artista com músicas autorais, está em todas as plataformas digitais. Em parceria com 'Mario Caldato', produtor dos Beastie Boys, Jack Johnson e 'Seu Jorge', o álbum revela o universo e a alma viajante da cantora.  
“O disco é feito de músicas autorais pela primeira vez, então eu vejo este trabalho como se fosse o meu primeiro álbum. O conceito central do disco é uma conversa constante sobre estar e não estar, uma busca, uma viagem de transformação onde você sai de um lugar e vira como que uma versão alterada de si mesmo”, revela 'Jesuton'. 
Entrevistada exclusivamente pelo BACANUDO.COM, a cantora e compositora não se privou de falar das suas particularidades. ´Jesuton' é show!
 
*Meu livro - Half A Yellow Sun, de Chimamanda Ngozie Adichie.
*Meu filme - The Fountain, dirigido por Darren Aronofsky.
*Minha música - Dória Island Songs VII, de Ólafur Arnalds.
*Minha cidade - Aghhh.
*Minha cara - Varia.
*Minha bebida - Caipivodka de caju.
*Minha comida - Sashimi.
*Minha estação do ano - Verão eterno.
*Meu paraíso - Uma mente calma.
*Minha fraqueza - A ansiedade. 
*Meu pecado - O exagero.
*Meu vício - A curiosidade. 
*Meu medo - As despedidas indesejadas na vida.
*Minha flor - Orquideas. 
*Meu esporte - Rounders (um esporte inglês).
*Meu lazer - Cinema. 
*Minha etiqueta - Chill
*Meu cheiro - Earl Grey e Pepino.
*Meu ídolo - 'Fernando Pessoa'.
*Meu sonho - Poder traduzir emoções em sons e imagens cada vez mais fielmente.
*Minha inspiração - Emoções.
*Meu arrependimento - De passar tanto tempo sem a minha família do lado.
*Meu compositor - Bon Iver.
*Meu restaurante - "Restaurante do Casa B&B", em Jericoacoara.
*Minha paisagem - Qualquer lugar com mar. 
*Minha indiferença - Para Reality TV.
*Meu exagero - Carboidratos.
*Minha impaciência - Com a falta da empatia. 
*Meu lugar no mundo - Com pessoas que amo.
*Meu lugar na casa - Em qualquer canto, assistindo um filme.