Chocolate rosa (ruby) (foto: Barry Callebaut/Divulgação)
Você já ouviu falar no ruby, não a pedra preciosa e sim o chocolate? Neste período de Páscoa, onde o consumo e procura pelo produto oriundo do cacau cresce significativamente, o mercado trouxe à tona o chocolate rosa, ou 'ruby' - reconhecido no mundo como a grande tendência para este ano -, como a novidade da vez, adicionando uma quarta geração à categoria dos chocolates, dividindo espaço com as versões ao leite, branco e amargo.
Apresentado como uma intensa experiência sensorial, o chocolate 'ruby' foi descoberto pela empresa suíça Barry Callebaut, uma das maiores processadoras de cacau do mundo e o lançamento oficial aconteceu em 2017, na China. No ano passado, a Nestlé chegou a lançar um Kit Kat com o chocolate rosa, mas em edição limitada.
Os grãos do cacau que dão origem ao chocolate rosa são encontrados exclusivamente na Costa do Marfim, no Brasil e no Equador. Segundo a Callebaut, o 'ruby' não é amargo nem leitoso.
Devido às suas características particulares, o cacau deixa o chocolate naturalmente rosa e com gosto intenso, sem adição de aromas ou corantes. Já quero provar!