PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Marcelo Falcão

Marcelo Falcão.jpg

(Foto: Divulgação)


 
'Marcelo Falcão' é um músico, cantor e compositor brasileiro, mais conhecido pelo trabalho como vocalista do grupo 'O Rappa', que nasceu e cresceu no bairro Engenho Novo na cidade do Rio de Janeiro. 
'Falcão' se formou em eletrônica e teve contato com a música muito cedo, quando seu pai ficaria um tempo fora e resolveu comprar um violão para aprender a tocar, enquanto estivesse longe da família. 
Acabou que na volta de viagem de seu pai, quando ainda criança, resolveu aprender a dedilhar as cordas do instrumento. Com ajuda do seu tio 'Jão', irmão de sua mãe, ele aprendeu os primeiros acordes e, depois, seguiu sozinho. 
Quase todos os dias à noite, 'Falcão' pegava seu violão e sentava na escada do prédio de seus pais no Engenho Novo e aproveitando a acústica tirava um som.
Um dia leu em um anúncio de jornal, que uma banda precisava de um vocalista. Passou nos testes e acabou entrando nessa banda, que viria ser 'O Rappa'. Quando 'O Rappa' decidiu tirar férias, reuniu uma turma da pesada para fazer um som e se divertir. Despretensiosamente, então, nasceu o projeto Loucomotivos, e o que era pra ser apenas um ensaio pré-carnavalesco virou o maior barulho da Lapa nos verões cariocas.
Mergulhado em nova fase da carreira, longe do 'O Rappa', como costumam brincar os fãs de reggae, “coloca o capacete aí, que lá vem pedrada”. O termo é usado para descrever as mais empolgantes gravações do ritmo jamaicano e de outros gêneros musicais a ele relacionados (dub, ragga, rocksteady, ska etc). 
E pedrada é o que não falta no primeiro álbum solo de 'Marcelo Falcão', batizado "VIVER (Mais leve que o ar)", que por 25 anos colocou voz, carisma, melodias marcantes e uma entrega imensa nos palcos a serviço de um grupo que pode ser incluído sem favor algum entre os três mais importantes do país de 1990 para cá.
Sua aguardada estreia individual trilha, a partir da indissociável trajetória à frente do 'Rappa', rotas por roots, rock, reggae, pop, hip hop, mar e ar, em receitas e vibes pessoais e intransferíveis. 
'Marcelo Falcão' avisa que está botando o bloco “na humildade”, usando a voz para “falar coisas direto do coração”, seguindo caminhos que foram se apresentando naturalmente ao longo dos últimos anos. “A grandiosidade eu deixo para o que fizemos no Rappa”, pontua.
Mesmo envolvido com a turnê de despedida do grupo, ele foi acumulando ideias e esboços de canções em cerca de 650 arquivos de gravação, cuidadosamente organizados por seu irmão, 'Vinicius Falcão'. 
Neste trabalho solo de estreia, 'Falcão' botou em prática muito do que aprendeu nos anos de janela, ralando e criando em estúdio com feras como 'Liminha', Bill Laswell, Dennis Bovell, como o uso sagaz de microfones diversos em uma mesma faixa. E também botou as manguinhas de fora tocando sintetizador, synth de baixo, violão, caixa de fósforo e a clássica “guitarra pica-pau” do reggae. 
Habitué dos palcos sergipanos, 'Marcelo Falcão' está de volta a Aracaju, nesta sexta-feira, 12, às 21h, para única apresentação no espaço "Castelinho", fincado na Orla do Bairro Industrial, onde apresentará pela primeira vez para os inúmeros fãs da terrinha as composições desse novo trabalho, que assinala uma nova fase da sua carreira, na turnê "Viver", homônima do álbum recém-lançado, além de sucessos da sua carreira que estão na boca de todos.  
Siga a trilha das preferências e opiniões desse icônico artista através desse bate-papo exclusivo para o BACANUDO.COM.
 
*Meu livro - "A vida de James Brown", de Geoff Brown
*Meu filme - "Intocáveis", de Eric Toledano e Olivier Nakache
*Minha música - "Errari Humano Est", de 'Jorge Ben Jor'. 
*Minha cidade - Rio de Janeiro. 
*Minha cara - O meu estilo. 
*Minha bebida - Vinho. 
*Minha comida - A da minha mãe. 
*Minha estação do ano - O verão.
*Meu paraíso - Praia da Pipa (RN). 
*Minha fraqueza - Não dormir.
*Meu pecado - Ser bom demais. 
*Meu vício - Amsterdam, Califórnia e Colorado.
*Meu medo - De perder quem eu amo. 
*Minha flor - Erica. 
*Meu esporte - Futebol. 
*Meu lazer - Ficar com o meu filho. 
*Minha etiqueta - Ser acessível. 
*Meu cheiro - Palo Santo. 
*Meu ídolo - Os meus pais. 
*Meu sonho - Tocar em todos os lugares possíveis do Brasil. 
*Minha inspiração - A minha família. 
*Meu arrependimento - Não ter visto o show do Bob Marley
*Meu compositor - 'Lula Queiroga'
*Meu restaurante - "Ostradamus", em Florianópolis e "Tia Palmira", no Rio de Janeiro. 
*Minha paisagem - Ver meu filho mamando. 
*Minha indiferença - Aos maus de coração. 
*Meu exagero - Não sei quando parar de tocar. 
*Minha impaciência - Com gente que não sabe ouvir. 
*Meu lugar no mundo - No palco. 
*Meu lugar na casa - No estúdio.