(Foto: Divulgação)
Natural de Porto Ferreira, 'André Massa' é ator, roteirista, locutor, apresentador e jornalista. Em seus 10 anos de carreira nas artes cênicas, atuou em espetáculos como "O Zoológico de Vidro", de Tennesse Willians, "Humor em Dobro", "Comédia ao Quadrado", "Casos e Acasos de um Ator Desesperado". Ele também integrou o quadro de apresentadores do canal "SBT" de Ribeirão Preto e Bauru e o time de locutores das "Rádios Difusora FM" e "Jovem Pan".
Em turnê há três anos, o espetáculo dele de stand up comedy "Comediologia", com textos escritos pelo próprio ator, sobre aspectos inusitados e engraçados da vida, teve uma curta temporada no Teatro Folha, neste último mês de fevereiro, um show recheado de humor inteligente.
Neste espetáculo, 'Massa' mistura em cena situações hilárias do cotidiano, imitações de cantores e personalidades famosas, sem ofender ninguém e nem mesmo falar palavrões. “Diante do que está acontecendo na sociedade, levanto muitas questões polêmicas, como gênero e preconceito. Busco fazer rir sem ultrapassar os limites do social. E, mesmo assim, é um show bem ágil e ácido, no qual muitas coisas ficam subentendidas”, revela o comediante.
Um dos maiores sucessos são as imitações de cantores e figuras conhecidas, como a 'Aracy da Top Therm', 'Luan Santana', 'Maria Bethânia', 'Netinho de Paula', 'Tim Maia', 'Pabllo Vittar', 'Alcione', entre vários outros.
Para escolher esses personagens, o ator considera artistas de seu gosto, aqueles que não estão em sua playlist e os que têm grande apelo popular, dos quais as pessoas falam e que até viraram memes na internet. Ainda nesse universo musical, 'Massa' apresenta o esquete “Gospelzão 2000”, no qual transforma as letras de funk em música gospel – adequando-as a temas de diferentes religiões.
Outro quadro de bastante sucesso é o “Tutorial de Dança”, no qual o humorista ensina – de forma parecida com o Telecurso 2000 – passos básicos de dança em diferentes estilos musicais. “Todo mundo tem dificuldade para começar a dançar. Então, ensino quatro ritmos populares de forma rápida e prática, para o pessoal sair dançando do teatro. E muita gente lembra desse tutorial quando tenta praticar os passinhos”, comenta o comediante.
O espetáculo já passou por 70 cidades de cinco Estados brasileiros e já foi visto por um público de aproximadamente 30 mil espectadores ao longo desses três anos. “O show teve uma evolução muito boa; já o fizemos em diferentes espaços, como teatro, bares, quadras de escolas e eventos corporativos. Em 2018, focamos mais no teatro e aproveitamos para aprimorar a nossa técnica – sou um ator de comédia fazendo stand up e não um humorista. Em cada cidade, procuro regionalizar o show, incluindo coisas novas de acordo com a cultura e os acontecimentos locais”, revela.
Além de arrancar boas risadas, 'André Massa' procura deixar um legado para cada cidade por onde passa por meio de apresentações beneficentes. No segundo semestre de 2018, o show arrecadou 5 toneladas de alimentos e mais de 500 litros de leite, que foram doados para instituições locais. Outra iniciativa é abrir espaço para que comediantes iniciantes possam se apresentar brevemente antes de cada sessão.
Gentilmente, o ator concedeu entrevista ao BACANUDO.COM e quem sabe, breve, não aterrissa aqui em Aracaju para fazer o público dar muita gargalhada com o seu show!
*Meu livro – O que consegue me prender na leitura. Hiperatividade não é fácil (risos).
*Meu filme – Seria insensibilidade escolher apenas um.
*Minha música – Difícil também. Minha vida é quase um Musical... (risos).
*Minha cidade – São Paulo.
*Minha cara – Fazer piada o tempo todo.
*Minha bebida - Água.
*Minha comida – Pode ser minhas comidas? (risos).
*Minha estação do ano - O inverno.
*Meu paraíso – Minha casa.
*Minha fraqueza – Generosidade. Sim, isso é uma fraqueza!
*Meu pecado – Me cobrar demais.
*Meu vício - Trabalho.
*Meu medo – Deixar de sentir o verdadeiro significado do amor.
*Minha flor – Aquela que eu ganhar “sem motivo” e/ou protocolo (risos).
*Meu esporte - Futebol.
*Meu lazer – Assistir TV.
*Minha etiqueta - Minha sinceridade não ser maior que a minha educação.
*Meu cheiro – Segredo (risos).
*Meu ídolo – Ídolo é difícil. Tenho muitas referências.
*Meu sonho – Conhecer Nova York.
*Minha inspiração – São muitas inspirações.
*Meu arrependimento – Ter sido rude comigo em alguns momentos.
*Meu compositor – 'Guilherme de Sá'.
*Meu restaurante – Difícil. Sou muito “gordinho da lancheira”.
*Minha paisagem – De frente para o mar.
*Minha indiferença – Pra gente rasa/chata.
*Meu exagero - Café.
*Minha impaciência – Não tenho paciência pra gente preconceituosa.
*Meu lugar no mundo – O palco.
*Meu lugar na casa - Na cozinha.