PUBLICIDADE

Banner

Romaria de Nosso Senhor dos Passos

Nosso Senhor dos Passos.jpg

(Ilustração: Divulgação)


 
Nos próximos dias 15, 16 e 17 de março a histórica cidade de São Cristóvão, irá receber milhares de fiéis sergipanos e de outras localidades do país para uma das maiores expressões religiosas do nordeste: A 'Romaria de Nosso Senhor dos Passos'. 
 
Patrimônio Imaterial de Sergipe, a festa que ocorre há mais de 200 anos reunindo pessoas de todas as idades, lota o Centro Histórico em momentos de oração, pagamento de promessas e renovação de pedidos. 
No ano passado, a procissão reuniu cerca de 70 mil pessoas em todo o Centro Histórico, que assistiram o encontro simbólico de 'Jesus Cristo' com sua mãe, 'Maria'.
 
De acordo com o frei 'Sérgio Anselmo', os fiéis esperam durante todo o ano para celebrar a festa na Cidade Mãe. “Existe uma relação íntima das pessoas com a 'Romaria de Nosso Senhor dos Passos' de São Cristóvão. Mesmo existindo a imagem em outras localidades do Estado, a relação devocional dos romeiros aqui na cidade é muito forte”, revela.
 
Origem da Romaria
 
A 'Romaria de Nosso Senhor dos Passos' começou depois do resgate de 'Senhor dos Passos' do Rio Paramopama. Relatos dos séculos XIX, escritos pelo memorialista 'Serafim Santiago', contam que um pescador encontrou um caixote de madeira com a descrição: ‘À cidade de Sergipe Del Rey’. O caixote teria naufragado junto a embarcação que o conduzia.
 
Vale ressaltar que na lateral direita do altar fica o “Museu do Ex-Voto” - que traz os agradecimentos pelas promessas alcançadas em forma de objetos como fotografias, roupas e milhares de peças que retratam alguma parte do corpo do fiel que teve a cura através da oração.