PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Digão

Digão Raimundos capa.jpg

(Foto: Divulgação)


 
'Digão', é onome artístico de 'Rodrigo Aguiar Madeira Campos', o brasiliense que é nacionalmente conhecido por ser o guitarrista e vocalista do "Raimundos". Aliás, um dos fundadores da banda e o único integrante que esteve em todos os shows do icônico grupo. Foi o primeiro baterista, virou guitarrista, assumiu os vocais em 2001 e em 2006 empresariou a banda até 2010.
Formou o grupo, em 1985, ao lado de 'Rodolfo Abrantes', inicialmente tocando bateria. Porém abandonou o instrumento devido a problemas auditivos. Anos depois, começou a tocar guitarra. 
Aficionado em bicicletas, motos, natação e surf, 'Digão' tem as bandas "Ramones", "Dead Kennedys" e "Suicidal Tendencies" como algumas das que mais gosta. 
O "Filhos de Mengele" foi sua primeira experiência numa banda de verdade. Para ele era uma coisa muito louca, ele muito jovem no meio dos mais velhos, fazendo shows. Naquela época tinham muitos eventos da fundação cultural do Distrito Federal, e com isso havia mais espaço para bandas com músicas próprias.
O "Raimundos" começou quando 'Digão' e 'Rodolfo' se conheceram, por morarem na mesma rua em Sobradinho, Distrito Federal. Naquela época 'Digão' tocava bateria, e 'Rodolfo' guitarra. Logo se reuniram para jogar conversa fora e tocar as músicas de seu grupo favorito, os "Ramones". 'Digão' já levava um som bem "hardcore", influenciado principalmente por "Dead Kennedys". Mas faltava o baixo. A sugestão de 'Rodolfo' foi chamar o 'Canisso', pois ele daria um visual arrojado para a banda. 
Com a entrada de 'Canisso', o negócio começou a ficar um pouco mais sério, e as primeiras composições começaram a surgir. E foi no reveillon de 1988, na casa do amigo 'Gabriel Thomaz' (ex-vocalista e guitarrista da banda Little Quail and The Mad Birds), que aconteceu o considerado primeiro show do "Raimundos". A banda continuou dessa forma durante dois anos, até sua separação. Com o surto de bandas de heavy metal que tomou conta da cidade (1989/1990), a banda passa a acreditar que deveria seguir o mesmo caminho para atingir o sucesso.
Com a saída de 'Rodolfo Abrantes' em 2001, 'Digão' assumiu oficialmente o vocal, sendo hoje o líder do "Raimundos", que outrora, foi considerada por muitos como a maior banda de rock nacional da década de 1990. 
Em 1990 a banda se separa, devido a diversos problemas internos. Foi nessa época que 'Digão' trocou a bateria pela guitarra.
Em 1992 surgiu uma oportunidade de tocar em um bar em Goiânia e a decisão foi unânime: o "Raimundos" seria ressuscitado.
No ano seguinte já gravaram uma fita demo, e foi com esse trabalho em que os "Raimundos" conseguiram um contrato para gravar o seu primeiro disco, pelo selo "Banguela". 
O nome do primeiro álbum trazia apenas o nome da banda, "Raimundos", lançado em maio de 1994. Com o lançamento do álbum, a banda volta para São Paulo, para divulgar o disco. É nessa época que o grupo é apresentado aos seus maiores ídolos, os "Ramones". Eles estavam de passagem pelo Brasil, e participaram de um coquetel, onde também estava sendo lançado o álbum dos "Raimundos".
A partir desta época a banda começou a ganhar espaço na mídia. Depois de vender quase 200 mil cópias do primeiro disco, a banda se prepara para o lançamento do segundo álbum, "Lavô Tá Novo", pela WEA.
De lá pra cá, entre altos e baixos na carreira, como acontece com muitas bandas e artistas, o "Raimundos" se mantém realizando shows e parelamente 'Digão' faz suas apresentações solo, como esta que acontecerá nesta sexta-feira, 22 de fevereiro, às 20h, tendo como palco para muito rock n'roll o "Stones Authentic Pub", fincado no bairro São José. 
O BACANUDO.COM conversou com 'Digão' e colheu dele algumas preferências do seu dia a dia.
 
*Meu livro - "Musashi", de Eiji Yoshikawa
*Meu filme - "Amores Brutos", de Alejandro González Iñárritu
*Minha música - "Punk Rock". 
*Minha cidade - Brasília. 
*Minha cara - 'Marlon Brando'. 
*Minha bebida - Coca Zero. 
*Minha comida - Caseira. 
*Minha estação do ano - O verão. 
*Meu paraíso - Floripa. 
*Minha fraqueza - Comer além do que devo.
*Meu pecado - Comer além do que devo. 
*Meu vício - Sexo. 
*Meu medo - De altura. 
*Minha flor - 'Viviane Mascarenhas', o amor da minha vida. 
*Meu esporte - Surf.
*Meu lazer - Motociclismo. 
*Minha etiqueta - Educação não faz mal a ninguém. 
*Meu cheiro - Do perfume 'Linstant', de Guerlain
*Meu ídolo - "Ramones". 
*Meu sonho - Conhecer o Hawaii. 
*Minha inspiração - 'Vivi Mascarenhas', minha mulher! 
*Meu arrependimento - Ter sido desleixado com o meu peso. 
*Meu compositor - 'Renato Russo'. 
*Meu restaurante - "Nippon Gourmet", em Brasília. 
*Minha paisagem - O céu de Brasília. 
*Minha indiferença - Para pessoas que se acham. 
*Meu exagero - Comida e sexo. 
*Minha impaciência - Pra gente burra e metida. 
*Meu lugar no mundo - Ser o que eu sou.
*Meu lugar na casa - Papai.