PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Nando Reis

Nando Reis Cá Entre Nós.jpg

(Foto: Divulgação)


 
'José Fernando Gomes dos Reis', conhecido artisticamente como 'Nando Reis', é um baixista, cantor, violonista e compositor paulistano, ex-baixista da banda de rock 'Titãs', que atualmente segue em carreira solo.
Saiu dos 'Titãs' após a gravação do álbum "A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana", em 2001. Na época, alegou "incompatibilidade de pensamento", e informou que ainda estava abalado pela morte dos amigos 'Cássia Eller' e 'Marcelo Fromer'.
'Nando Reis' ficou conhecido como um dos maiores compositores da sua geração, compondo sucessos como "Diariamente" (com sua ex-namorada 'Marisa Monte'), "All Star", "O Segundo Sol" e "Relicário", gravados por 'Cássia Eller'; "Resposta" e "É Uma Partida de Futebol", gravados pelo grupo mineiro 'Skank'; "Do Seu Lado", gravado pelo também mineiro 'Jota Quest' e "Onde Você Mora?", e "Querem o meu sangue" gravadas pelo grupo 'Cidade Negra'.
Teve uma participação breve em um trabalho envolvendo a dupla sertaneja 'Zezé Di Camargo & Luciano'. Na fonografia da trilha sonora oficial do filme biográfico "2 Filhos de Francisco", álbum lançado em 2005, interpretou a faixa "O Lavrador", ao lado da filha de 'Zezé Di Camargo', 'Wanessa Camargo'.
Em 2012, 'Nando' figurou na lista dos dez artistas que mais lucraram com direitos autorais no primeiro semestre daquele ano, segundo o Ecad.
Em 2016, estava na 15ª posição do mesmo ranking, além de ser o 6º no ranking de arrecadação com shows e o primeiro no ranking de arrecadação de música reproduzida em locais públicos.
Em 2014, seu álbum "Sei Como Foi" foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa. 
Lançou em novembro de 2016 seu novo CD "Jardim-Pomar". Em 2017, formou o supergrupo "Trinca de Ases" com 'Gilberto Gil' e 'Gal Costa'. Em 2018, o projeto dos três artistas se tornou um CD e um DVD, lançados no mês de março do mesmo ano.
Seu álbum "Jardim-Pomar" foi premiado com o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa em 2017.
Nando é um dos cinco filhos de 'José Carlos', um engenheiro, com 'Cecília', que seguiu carreira na fonoaudiologia. 
Chegou a cursar Matemática na "Universidade Federal de São Carlos' por um ano, antes de desistir para dar atenção total aos 'Titãs'.
Torcedor do São Paulo Futebol Clube, manteve uma coluna semanal sobre este tema no jornal O Estado de S. Paulo até 2010. Em 2009 lançou o livro infantil "Meu Pequeno São-Paulino", pela editora Belas Letras, que fala sobre a paixão de um torcedor pelo São Paulo e as conquistas obtidas pelo time.
Namorou a cantora 'Marisa Monte' no início dos anos 1990. Foi casado com sua colega de escola 'Vânia' de 1985 a 2003, e depois de 2013 até hoje. Tem cinco filhos: 'Theodoro', 'Sophia', 'Sebastião', 'Zoé' e 'Ismael'. 'Theodoro' e 'Sebastião' também são músicos e tocavam em duas bandas diferentes até se juntarem para formar o grupo "2 Reis".
'Nando Reis' está de volta a Aracaju neste sábado, 2 de fevereiro, para apresentar o show 'Nando Reis - Voz e Violão', no "Espaço Emes", às 21h.
O show “Nando Reis – voz e violão” dá ao público a oportunidade de assistir ao consagrado compositor numa apresentação intimista e única. Despidas da massa sonora dos "Infernais", as canções se apresentam em sua forma mais elementar: letra, melodia e harmonia, tal qual vieram ao mundo.
O repertório escolhido contempla alguns dos primeiros sucessos de 'Nando' gravados por outros artistas e que a muito tempo não aparecem em suas apresentações.
Em entrevista exclusiva para o BACANUDO.COM. 'Nando Reis' falou tranquilamente sobre as sua preferências do dia a dia.  
 
*Meu livro - "A Idade do Serrote", de 'Murilo Mendes'.
*Meu filme - "What happened, Miss Simone?", de Liz Garbus.
*Minha música - "Águas de Março" (na versão do 'João Gilberto').
*Minha cidade - São Paulo.
*Minha cara - 'Vânia'.
*Minha bebida - Suco de abacaxi. 
*Minha comida - Acarajé da Cira, em Salvador.
*Minha estação do ano - O verão. 
*Meu paraíso - Minha casa em Jaú, em São Paulo. 
*Minha fraqueza - Doce de leite.
*Meu pecado - Inconfessável. 
*Meu vício - Abandonei.
*Meu medo - Que os meus filhos morram antes de mim.
*Minha flor - Dália.
*Meu esporte - Futebol .
*Meu lazer - Cinema.
*Minha etiqueta - Falar baixo (eu tento).
*Meu cheiro - É meu.
*Meu ídolo - Não tenho.
*Meu sonho - O fim da desigualdade socioeconômica no Brasil.
*Minha inspiração - O ar que eu respiro. 
*Meu arrependimento - Não revelo.
*Meu compositor - Stevie Wonder
*Meu restaurante - "Ristorantino", em São Paulo. 
*Minha paisagem - Mata Atlântica. 
*Minha indiferença - Aos boçais de direita. 
*Meu exagero - Doce de leite.
*Minha impaciência - Burrice.
*Meu lugar no mundo - Aqui e agora. 
*Meu lugar na casa - Na sala.