PUBLICIDADE

Banner

Material reciclável

Estação de Reciclagem foto Vivianne Silva.jpg

(Foto: Vivianne Silva)


 
O que você tem feito com o resíduo que produz diariamente, especialmente o óleo de cozinha usado, os plásticos, vidros, latas, pilhas e resíduos eletrônicos? Ao descartá-los de forma inadequada – no ralo ou na lixeira de casa -, esses materiais poluem o meio ambiente e podem contaminar os solos, rios e mananciais.
 
Com o objetivo de auxiliar a população sergipana no descarte correto dos resíduos e na adoção de hábitos que beneficiam o planeta, o "Shopping Jardins" realiza desde 2011 o projeto Descarte Solidário – iniciativa que em 2016 conquistou o prêmio Newton Risque de Sustentabilidade promovido pela "Associação Brasileira de Shopping Centers - Abrasce". Em suas áreas interna e externa, o centro de compras fincado no bairro Jardins, em Aracaju (SE), disponibiliza coletores de materiais recicláveis onde a população pode descartar resíduos adequadamente, durante todo o ano.
 
No Ponto de Entrega Voluntária (PEV) instalado no estacionamento ao lado do hipermercado G.Barbosa, há caixas para o recolhimento de óleo de cozinha, pilhas e baterias, metais, vidros, plásticos e papéis. Na parte interna do mall, em frente à Lotérica Jardins, o público conta com um ponto de coleta de pilhas e baterias, jornais, revistas e eletroeletrônicos de pequeno porte, onde é possível depositar celulares, notebooks, monitores usados. Já o descarte de papéis, cadernos, revistas e jornais velhos também pode ser realizado na caixa instalada ao lado da livraria Escariz.
 
Todo resíduo recolhido é destinado à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), que separa os materiais passíveis de venda e destina adequadamente os demais componentes. Além de estimular a população a realizar a coleta seletiva e contribuir com o meio ambiente, o projeto Descarte Solidário beneficia mais de 60 famílias atendidas pela cooperativa.