PUBLICIDADE

Banner

A hora do chá gelado

Chá gelado 2.jpg

(Foto: Internet)


 
A temperatura esquenta cada vez mais aqui embaixo da Linha do Equador e entra em cena o 'chá gelado'. Com a temperatura nas alturas, a bebida tem sido uma ótima opção para o verão, além de trazer diferentes benefícios para o corpo.
 
Que tal refrescar o verão bebendo um belo chá gelado caseiro? Uma bebida fresca, sem conservantes e corantes, e que você pode decidir se, e quanto, adoçá-la. O chá gelado preparado em casa pode ser conservado na geladeira dentro de um frasco de vidro por cerca de três dias. 
 
Apesar de o chá ter sua origem milenar nos países asiáticos, a invenção da versão gelada dessa bebida tem uma história bem mais moderna. Você sabia, por exemplo, que essa iguaria surgiu nos Estados Unidos? Foi no século XVIII, no estado da Carolina do Sul.
 
Na época, essa era a única colônia americana com plantações de chá para fins comerciais. Tão logo a bebida se popularizou, começaram a surgir as versões geladas. O curioso é que as primeiras receitas eram feitas com chá verde (e não com o preto, muito mais comum hoje nos Estados Unidos) e eram acrescentadas em bebidas alcoólicas.
 
Mas a história mais famosa do surgimento do chá gelado é de junho de 1904, em St. Louis. Durante uma feira comercial, o inglês Richard Blechynden representava as fazendas de chá da Índia. A intenção era apresentar uma opção concorrente às folhas da China, que dominavam o mercado americano. Porém, uma onda de calor assolou a cidade no dia, o que fez desaparecer as pessoas da fila de degustação.
 
Ao enxergar um stand de uma empresa de entrega de gelo delivery, ele teve a ideia de comprar alguns blocos e colocar toda a equipe para quebrá-los e incluir pedaços nos copos. Em seguida, serviu a infusão de chá preto neles. O sucesso foi instantâneo, e a Índia conquistou um lugar no mercado de chás nos Estados Unidos.
 
Hoje, 85% dos chás consumidos por lá são servidos gelados. E, para homenagear a ideia de Blechynden, o dia 10 de junho se transformou no Iced Tea Day – quando várias lojas servem a bebida de graça para seus clientes.
 
TRÊS RECEITAS PARA PREPARAR EM CASA
 
*Chá gelado de limão
 
-1 litro de água
-suco de 1 limão espremido na hora
-3 colheres de sopa de açúcar mascavo (ou outro adoçante natural)
 
Modo de fazer
 
Para que possa ser conservado na geladeira por três dias e para que não adquira um sabor amargo o segredo para preparar o chá gelado em casa é:
Leve um litro d’água ao fogo em uma chaleira de aço com tampa. Assim que a água começar a ferver, coloque três colheres de açúcar mascavo, ou outro adoçante natural da sua preferência, gire e cubra com a tampa até a água comece a ferver fortemente. Quando começar a ferver forte, desligue o fogo e coloque três saquinhos ou três colheres de chá de chá preto em pó e deixe em infusão por 4 minutos. Retire os saquinhos, ou coe o líquido, e deixe esfriar.
Somente quando estiver bem frio coloque o suco de limão espremido. Despeje o chá em uma garrafa de vidro para conservar em geladeira.
 
*Chá gelado com menta
 
-2 colheres de sopa de chá verde em pó
-1 maço de hortelã
-8 colheres de café de açúcar mascavo (ou mais se preferir mais doce)
-1 litro de água
 
Modo de fazer
 
Leve a água à ebulição e quando começar a ferver desligue o fogo e coloque o chá verde, a menta bem lavada e o açúcar. Deixe em infusão por 5 minutos, coe, espere esfriar e leve à geladeira em uma garrafa de vidro. 
 
*Chá verde gelado com gengibre
 
-5 cm de gengibre fresco
-1 litro de água
-4 colheres de chá de chá verde
-suco de 1 limão
-4 rodelinhas de limão
-mel
 
Retire a casca do gengibre, corte-o em fatias finas e leve-o para ferver. Adicione o chá verde e deixe em infusão por 3 minutos. Adoce com o mel e deixe esfriar. Somente quando estiver frio adicione o limão. Sirva gelado decorado com as rodelas de limão.