PUBLICIDADE

Banner

Seminário e exposição

Rosa Luxemburgo.jpg

Rosa Luxemburgo (foto: Internet)


 
A "Escola do Legislativo", fincada na Praça Fausto Cardoso, aqui em Aracaju, vai abrigar nesta quarta-feira, 16, às 19h30, o Seminário “Rosa Vermelha Luxemburgo”.
Para abordar a história e apresentar alguns dos principais conceitos defendidos pela revolucionária, foram convidados o historiador, Doutor em Economia Política pela USP e professor da UFABC, 'Valter Pomar', e a Doutora em Geografia Humana pela USP e  professora aposentada da UFS, 'Alexandrina Luz'. 
O evento acontece numa data simbólica - um dia após o aniversário de morte de 'Rosa Luxemburgo' - e marca também o lançamento da exposição que remonta a trajetória da  revolucionária e sua contribuição para o pensamento de esquerda em todo o mundo. 
 
Sobre 'Rosa Luxemburgo' 
 
'Rosa Luxemburgo nasceu em 1871, em uma família judia da Polônia então ocupada pelo Império Russo. Iniciou muito cedo a militância no movimento operário. Ainda no Ginásio, integrante do Partido do Proletariado, participou da organização de uma greve geral e, antes mesmo de completar 18 anos, foi obrigada a refugiar-se na Suíça, em função da perseguição política.
 
Em Zurique, estudou Direito, Economia Política e obteve o doutorado. Aos 22 anos, participou da fundação da organização Social-Democracia do Reino da Polônia (SDKP). Em 1898, transferiu-se para a Alemanha, onde passou a integrar o Partido Social-Democrata (SPD).
 
Pensadora brilhante, ativista incansável, ganhou notoriedade entre os marxistas alemães com a publicação do ensaio "Reforma social ou revolução?" e em função das polêmicas teóricas que protagonizou. 
 
Professora da escola de quadros do Partido Social-Democrata Alemão entre 1907 e 1914, 'Rosa Luxemburgo' integrou a Internacional Socialista, foi dirigente de organizações marxistas na Polônia, Lituânia e Alemanha, participou ativamente da Revolução de 1905 na Rússia, incentivou a desobediência civil dos trabalhadores contra a Primeira Grande Guerra e, ao lado de Clara Zetkin e Karl Liebknecht, fundou a "Liga Spartacus", embrião do Partido Comunista Alemão (KPD).
 
Ao longo de sua vida, enfrentou diversas vezes o cárcere, em diferentes países. Depois de novas prisões, em 1915 e 1916, é libertada apenas em novembro de 1918, em meio à Revolução Alemã. No início de 1919, é presa junto com Karl Liebknecht, no curso da “Insurreição de Janeiro”, levante armado espartaquista. Em 15 de janeiro, ambos são assassinados. 'Rosa Luxemburgo' tinha 48 anos.