(Foto: Divulgação)
A outorga da “Comenda Cultural Beatriz Nascimento” acontecida na manhã da última quarta-feira, 28, foi marcada por uma ativa e espontânea participação do público presente nas galerias, que proferiu palavras de ordem, assim como fizeram os homenageados, em curtas mensagens, no momento em que recebiam a distinção.
A cerimônia foi iniciada com uma emocionante apresentação artística que, mesclando poesia, música e dança, apresentou a biografia de 'Beatriz Nascimento'.
Cada um no seu respectivo segmento cultural, 45 artistas foram homenageados com a Comenda, dentre eles podemos citar o cantor e compositor 'Irineu Fontes', a atriz e produtora teatral 'Tetê Nahas', a jornalista 'Ilma Fontes' e 'Lindolfo Amaral', idealizador e diretor do "Grupo Imbuaça".
A escritora, cineasta e jornalista 'Ilma Fontes' proferiu discurso em nome do conjunto dos homenageados. “Não estamos diante de um prêmio para celebridades. É mesmo incrível buscar na humanidade de 'Beatriz' essa homenagem. E hoje todos somos Beatriz”, pontuou a artista.
Utilizando trechos da canção “Comentários a respeito de John”, a poetisa cravou: “A felicidade é uma arma quente, como cantava o saudoso 'Belchior'.