PUBLICIDADE

Banner

Obra inédita

Umbanda.jpg

Capa do livro (foto: divulgação)


 
Relatos, depoimentos e observações de fatos ocorridos com irmãos umbandistas estão na obra inédita do "Centro de Umbanda Caboclo Tupy" intitulada ‘Uma Luz em Minha Vida: Umbanda’, organizada pelo mestre em Educação, 'Fábio Maurício', a servidora pública, 'Thaís Lima' e a jornalista 'Cândida Oliveira'.
 
O lançamento acontecerá em duas ocasiões, nesta quarta-feira, 14, às 17h, no Foyer do Museu da Gente Sergipana, fincado na avenida Ivo do Prado, nº 398, Centro de Aracaju, e na quinta-feira, 15, às 17h, no 'Salão Literário do Festival de Arte de São Cristóvão', na praça da Matriz, na cidade de São Cristóvão.
 
O objetivo principal do livro é passar uma mensagem de esperança, de fortalecimento da fé numa crença, além de ajudar numa melhor compreensão da religião. Não se tem aqui a aspiração de mercantilização da religião e de seus componentes, mas sim a apresentação de relatos de pessoas comuns que encontraram um rumo na vida, que voltaram a ter confiança, que foram resgatadas e que, aos poucos, mudaram comportamentos e pensamentos negativos.
 
Como se afirma no prefácio, a Umbanda é uma religião de fato e de direito que, ao longo do tempo, tem ganhado adeptos no mundo inteiro. O direito à crença é explorado na obra, quando se pauta o respeito e o direito de ser o que quiser, sem julgamentos.
 
A Umbanda é uma religião euro-afro-brasileira, assim como o próprio povo brasileiro, mestiço. Fruto da tradição religiosa do branco, negro e índio, a Umbanda vem crescendo a cada dia, conquistando espaço nos últimos anos, como o "Dia Nacional da Umbanda", comemorado no dia 15 de novembro. A data marca o dia da criação da Umbanda, momento que acontece a primeira manifestação do Caboclo das Sete Encruzilhadas, no médium 'Zélio de Moraes', em 1908.