Entenda tudo sobre Coaching! foto: Arthur Leite
"Não adianta você ter um produto de primeira linha, uma estrutura física top e processos comprovadamente eficazes, se a liderança é fraca e o nível de engajamento da equipe é baixo"
Lógico que nos últimos tempos você tem ouvido falar muito em coaching – ou coach, não é mesmo? O termo indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor (coach) ajuda seu cliente (coachee) a evoluir em termos profissionais.
Segundo definição da Sociedade Latino-americana de Coaching - SLAC -, há diversas teorias sobre a origem do termo coach no contexto do desenvolvimento de pessoas, mas em algum lugar da história essa palavra compartilha um ancestral comum com o verbo em inglês coax, que significa “persuadir”.
Outra explicação esclarece que o coaching é um coquetel, um mix de recursos e técnicas com base em ciências do comportamento (psicologia, sociologia, neurociências) e em ferramentas da administração de empresas, esportes, gestão de recursos humanos e planejamento estratégico, entre outras.
Para dar uma geral sobre o coach, o BACANUDO convidou o expert Newson Fonseca, sergipano que residiu mais de 20 anos no Canadá, especializou-se no assunto e quando voltou a residir aqui em Aracaju, foi um dos pioneiros a implantar esta atividade na cidade através da empresa "Mutare", que vem dando régua e compasso há muitos profissionais, nos mais diversos segmentos. Acompanhe a entrevista abaixo e tire todas as dúvidas que ainda você tenha, e saiba como buscar a técnica para um devido objetivo, a ser solucionado da forma mais correta, atingindo metas, solucinando problemas e desenvolvendo novas habilidades.
BACANUDO - Qual é o papel que o coaching está desempenhando num momento tão desafiador economicamente e até emocionalmente como este que estamos vivendo?
NEWSON FONSECA - A palavra chave para este momento é "resiliência", ou seja, a capacidade de se recuperar e persistir. O coaching trabalha com objetivos específicos seja a nível pessoal, profissional ou corporativo dentro de um prazo relativamente curto, através do autoconhecimento, focando no potencial de cada um (pontos fortes) para alcançar os objetivos desejados. O processo é bastante simples, mas sua concretização vai depender de três fatores: a consciência do que deve ser feito por parte do coachee (cliente), o seu compromisso em assumir a responsabilidade e sua disposição para agir.
BACANUDO - Você poderia dar um exemplo?
NF - Sim, uma pessoa que esteja se sentindo fatigada, ameaçada ou desmotivada, seja em decorrência da violência urbana, de problemas pessoais, familiares ou profissionais tende a ficar refém de algumas crenças que não necessariamente vão ajudá-la naquele momento, pois elas podem limitar a sua habilidade de responder adequadamente ao problema, por vezes até duplicando a sobrecarga, ou seja, forçando-o a lidar com um problema em si e talvez com sentimentos de culpa, desespero, raiva etc. Num processo de coaching, a visão imparcial do coach vai trabalhar através de perguntas para trazer clareza e objetividade para as ações do momento presente em direção ao objetivo desejado, aumentando assim substancialmente a sua chance de sucesso.
BACANUDO - E numa empresa?
NF - Antes de tudo, quero lembrá-lo que empresas são feitas de pessoas e não adianta você ter um produto ou serviço de primeira linha, um planejamento estratégico impecável, uma estrutura física top e processos comprovadamente eficazes, se a liderança é fraca e consequentemente o nível de engajamento da equipe é baixo, pois os resultados muito provavelmente são no mínimo inadequados ou até ruins. Agora imagine uma empresa num cenário extremamente difícil como o nosso e sem perspectiva de mudança a curto ou médio prazo. Vamos partir da premissa que a maneira como a empresa está trabalhando não está dando certo, mas nada muda, como é que esta empresa vai ter resultados diferentes fazendo as mesmas coisas do mesmo jeito?
BACANUDO - Faz sentido, e em sua opinião, qual é a razão para esta incapacidade de uma pessoa ou de uma empresa de insistir em uma posição que claramente está causando ou contribuindo para o problema?
NF - Bem, primeiro é necessário que a pessoa pare e questione porque ela ou a empresa está passando por tal situação/problema. Porém, além disto, existe outro fator que diferencia pessoas e empresas, que é a sua mentalidade aberta ou fechada. O da aberta vai tentar entender o problema, vai assumir a responsabilidade e tentar trabalhar uma solução, implementá-la para finalmente resolver o problema ou minimizar as perdas, enquanto que o da mentalidade fechada vai fingir que não vê o problema, vai procurar culpados, vai reclamar, vai esperar para ver se melhora ou vai se colocar na posição de vítima o que resulta na perpetuação do problema.
BACANUDO - Então você está dizendo que o coaching é a solução para os males que estão maltratando as pessoas e as empresas na atualidade?
NF - Coaching não é a solução para todos os problemas, porém, ele tem a capacidade de aumentar exponencialmente a chance de um indivíduo ou uma empresa a alcançar um objetivo específico, porque no coaching tudo é avaliado do começo ao fim, e se algo não está colaborando para alcançar o objetivo desejado, a maneira de pensar e agir vai ser questionada e os ajustes necessários deverão ser feitos para garantir o resultado desejado.
BACANUDO - Então a base do processo é trabalhar o foco e agir?
NF - E analisar os resultados, e como a atenção é hoje algo extremamente valioso pela sua escassez generalizada, se conseguimos trabalhá-la de maneira eficiente e eficaz as chances de conseguirmos o resultado desejado é muito grande. Tanto na vida pessoal como na vida profissional é necessário assumir a responsabilidade e alcançar os resultados desejados, ou seja, não adianta alguém estar compartilhando a vida com outra pessoa e não acrescentar nada um ao outro só porque casou ou tem um compromisso, ou então um funcionário se esforçar o dia todo e no fim não ter produtividade ou gerar receita para a empresa.
BACANUDO - Qual é o tipo de investimento de tempo e recursos para fazer um processo de coaching?
NF - Antes de uma pessoa ou empresa contratar um coach é prudente ter bem claro em mente o seu objetivo e se este profissional tem habilidade para trabalhar com você, fazendo uma verificação na história dele, por exemplo, perguntando sobre um “case” de sucesso com demandas parecidas com a sua, como também checar o portfólio de clientes dele para entender o posicionamento dele no mercado. Quanto ao custo, vai depender do objetivo a ser alcançado e da disponibilidade de tempo e recursos, mas os processos pessoais e profissionais são vendidos em pacotes de cinco ou dez sessões semanais de 90 minutos cada. Já nas empresas o processo tem quatro etapas que consistem numa abordagem coletiva para aumentar o nível de engajamento da equipe e aumentar o seu nível de pertencimento através de iniciativas como uma palestra show, seguida de uma avaliação quantitativa e qualitativa do estado atual da empresa, depois um treinamento customizado para atender especificamente as necessidades daquela empresa e finalmente um acompanhamento semanal, quinzenal ou mensal garantir a sustentabilidade do processo a médio e longo prazo, perfazendo uma média de dois a seis meses em média do início ao fim do processo. Vale lembrar que nós temos bastante flexibilidade nas formas de pagamento tornando assim acessível a oportunidade para as pessoas e empresa que querem genuinamente alcançar os seus objetivos.
BACANUDO - Coaching tem alguma contra indicação?
NF - Não chega a ser uma contraindicação, mas primeiro a pessoa ou empresa deve sentir necessidade de fazer o processo e não simplesmente “querer” fazê-lo, uma vez que o “porque” dela tem que ser forte o suficiente para sustentá-la na nossa jornada. Segundo ela precisa ser franca em relação ao seu estado atual e estar aberta para questionar o que ela acredita ser a sua “verdade” e finalmente ela deve entender claramente o que ela vai ganhar ou perder se decidir fazer ou não o processo de coaching.
BACANUDO - Quais são os principais benefícios para alguém ou para uma empresa que passe por um processo de coaching?
NF - Para uma pessoa ou profissional eu ressaltaria estes pontos:
-Aumento do autoconhecimento e/ou autoconfiança na esfera pessoal e profissional.
-Maior nível de clareza em relação aos seus objetivos.
-Maior nível de satisfação pessoal com o aumento de responsabilidade sobre sua vida e resultados.
Para uma empresa estes:
-Aumento do grau de comprometimento dos funcionários em relação aos resultados, em decorrência do seu nível de engajamento.
-Maior compreensão dos líderes da empresa sobre a utilização da missão e visão da mesma, bem como o a importância do seu papel para fazer delas a referência de todas as atividades executadas pela empresa ou organização.
BACANUDO - Você gostaria de compartilhar algo mais com os nossos leitores?
NF - Sim, fazemos também palestras motivacionais e nossos programas corporativos focam nas áreas de Desenvolvimento de Equipe, Liderança, Atendimento e Vendas. Para finalizar, quero que vocês saibam que a "Mutare" disponibiliza para indivíduos e empresas sessões testes, sem custo para ambos, para que você possa avaliar nosso trabalho antes de assumir um compromisso com você mesmo e conosco. Aguardamos seu contato (http://www.mutarecoaching.com.br) obrigado.