PUBLICIDADE

Banner

Tombado pelo Iphan

Athur Bispo do Rosário.jpg

Arthur Bispo do Rosário (foto: reprodução)


 
Em reunião acontecida na última quarta-feira, 19, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, o "Conselho Consultivo de Patrimônio do Institutodo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan", decidiu, por unanimidade, tornar o Acervo Arthur Bispo do Rosário,  Patrimônio Cultural do Brasil.
Diagnosticado como portador de esquizofrenia paranoide, onde permaneceu por mais de 50 anos internado na Colônia Juliano Moreira, fincada no subúrbio de Jacarepaguá (RJ), 'Bispo', o sergipano da cidade de Japaratuba', ganhou destaque no universo da arte contemporânea de forma despretensiosa, totalmente sem querer, fato raro nos dias atuais.
Suas obras, produzidas sem o propósito de serem consideradas culturais, geraram debates sobre os limites entre a arte e a loucura.
O Acervo de Arthur Bispo do Rosário é constituído por 805 peças, entre elas estandartes, indumentárias, vitrines, fichários, móveis, objetos (recobertos com fio azul ou não) e vagões de espera. A coleção é composta por peças elaboradas em diversos materiais, como vidro, madeira, plástico, tecidos, linhas, botões, gesso, entre outros itens recolhidos do lixo e da sucata. Bravo!